in

Sonae MC cria curso superior para aumentar competências de colaboradores

A Sonae MC criou, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Retalhista, cuja primeira edição arrancou a 5 de novembro.

A criação deste curso, que conta com a participação de 20 colaboradores com funções de liderança nas equipas de operações da Sonae MC, acontece no âmbito do plano de formação assegurado pela empresa, que visa promover a aprendizagem ao longo da vida, mas também reconhecer a experiência destes profissionais.

 

Curso

O curso está totalmente focado no desenvolvimento de competências de futuro associadas às novas tecnologias no retalho, ao omnicanal e ao conceito de “customer centric”, preparando os alunos para a evolução do negócio do sector.

Com a duração de um ano, acrescido de seis meses de estágio no próprio local de atividade, o curso decorre em regime pós-laboral e em formato “b-learning” e irá desenvolver competências dos profissionais da Sonae MC que desempenham funções no âmbito da gestão retalhista, “mas também valorizar as suas experiências, já que, por possuírem mais de cinco anos de prática e experiência profissional nesta área de atividade, beneficiarão de um processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do respetivo diploma e certificação”, explica Vera Rodrigues, Head of People da Sonae MC.

A formação permite o aumento das qualificações dos colaboradores da Sonae MC com uma escolaridade ao nível do 12.º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações) para o grau de Técnico Superior Profissional (correspondente ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações).

Este projeto promove o ingresso tardio de alunos com faixa etária acima dos 30 anos, integrados no mercado de trabalho, no ensino superior.

Após conclusão do curso, os formandos ficarão aptos a coordenar e executar atividades associadas à gestão do comercial de retalho, apoiando também o planeamento, organização, direção das equipas comerciais, desenvolvendo estratégias de comunicação, organização e layout do ponto de venda, através da gestão dos recursos de marketing.

 

Protocolo

O desenvolvimento deste curso em parceria com a ESCE vem no seguimento do protocolo criado entre a Sonae MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em janeiro de 2019, que também já possibilitou o lançamento do mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, LGCA, com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Comercial no Ponto de Venda com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

Garnier

Garnier implementa sistema que avalia impacto social e ambiental de produtos Ultra Suave e Fructis

Natal

Redes sociais vão influenciar 58% das compras de Natal