O maior produtor de vinhos de Portugal, a Sogrape, está em primeiro lugar no ranking dos 100 melhores produtores do mundo, compilado pela World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits (WAWWJ).
“Calculando a quantidade de pontos que a Sogrape Vinhos leva de dianteira face ao segundo lugar, a norte-americana Ernest and Julio Gallo Family Barefoot Wine, parece muito pouco provável que, quando o ranking fechar, a empresa portuguesa perca este prémio. E assim renova o título, já conseguido em 2015. A Casa Santos Lima mantém o terceiro lugar, tal como tínhamos noticiado há alguns meses”, refere a Sogrape Vinhos em comunicado.
Na lista dos 100 melhores produtores do mundo, Portugal tem ainda a Symington (18.º), a Cooperativa de Pegões (20.º), a DFJ Vinhos (31.º), a Casa Ermelinda Freitas (36.º), a Enoport (47.º), a C. da Silva (49.º), a Casa Agrícola Alexandre Relvas (64.º), a Cortes de Cima (73.º), a Barão de Vilar Vinhos (75.º) e a Rozès (96.º).
Em termos de países, Portugal está em sexto lugar. Existe ainda um ranking de vinhos, onde estão dois néctares nacionais.