in

Sogrape Vinhos declara Vintage 2016 para Ferreira, Sandeman e Offley

O ano de 2016 marcará lugar na história do Vinho do Porto e traz boas notícias para as marcas Ferreira, Sandeman e Offley, com a declaração de Vintage 2016.

Luís Sottomayor, o enólogo que assina as três novidades que estão para chegar, realça a “robustez e estrutura” dos vinhos da colheita de 2016 e antecipa um perfil de Vintage “com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente excecionais, com taninos presentes, perfeitos para evoluírem na garrafa durante muitos anos”.

A equipa de enologia da Sogrape no Douro estava já expectante em relação a 2016, um ano que foi climatericamente atípico. O inverno foi seco e ameno, mas as chuvas contínuas que começaram no final da estação prolongaram-se para a primavera, acompanhadas de períodos de baixas temperaturas. Estes fatores afetaram a floração e contribuíram para o risco de ocorrência de doenças da vinha, especialmente o míldio. O verão foi ameno, com picos de forte calor e noites frias, o que contribuiu para um final de maturação longo e equilibrado.

O resultado são três Vintages que expressam perfis bem distintos, “caracterizados pela harmonia e elegância de Porto Ferreira, a robustez e profundidade de Sandeman e a irreverência e juventude de Offley”.

Publicidade

Publicidade

Conveniência e e-commerce são as tendências que mais crescem no retalho

Empresas portuguesas com subida acentuada nas intenções de contratação