Oiça este artigo aqui:
A Sociedade Ponto Verde (SPV) promove, no dia 22 de outubro, um debate integrado na LogiPack 2025, um dos maiores eventos nacionais dedicados à inovação e sustentabilidade no sector da embalagem e da logística. O evento terá lugar entre 21 e 23 de outubro, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
O evento “Unboxing the Future: Desafios e Oportunidades do novo Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR)” contará com a presença de representantes da Comissão Europeia, da APA, da REPER, da Direção-Geral da Economia e da CIP. O debate, que terá lugar no dia 22 de outubro às 10h30, pretende abordar os principais impactos do novo quadro legislativo europeu sob diferentes perspetivas: europeia, governamental e empresarial.
A sessão contará com uma intervenção de Wolfgang Trunk, da Comissão Europeia, e um painel composto por Ana Trigo Morais (SPV), Teresa Goulão (REPER), Ana Cristina Carrola (APA), Helena Sanches (Direção-Geral da Economia) e Sílvia Machado (CIP). O encerramento da sessão ficará a cargo do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves (por confirmar).
O debate incidirá sobre os desafios e oportunidades decorrentes do novo Regulamento Europeu sobre Embalagens (PPWR) e da proposta da Circular Economy Act (CEA), atualmente em consulta pública pela Comissão Europeia. A inovação surgirá como eixo transversal, com destaque para soluções tecnológicas, novos modelos de negócio e processos inovadores capazes de responder aos novos desafios regulamentares e de impulsionar a transição para uma economia circular.
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, sublinha que “a SPV está empenhada em contribuir para uma transição ecológica baseada em dados fiáveis e inovação sustentável, numa ótica de transparência. Esta é uma oportunidade para reforçar um diálogo que queremos que seja construtivo sobre o novo enquadramento europeu das embalagens, envolvendo todos os agentes relevantes do sector.”