in

Só 6% dos consumidores são fiéis a uma única marca

Apenas 5,9% dos consumidores espanhóis são fiéis a uma única marca, segundo o “I Estudo de Marketing Relacional”, realizado pela Mediapost em colaboração com a Associação de Marketing de Espanha.

Este valor é menos de metade do obtido no estudo “Loyalty Monitor”, que a Mediapost apresentou em 2017 e que se situava nos 12%.

Os consumidores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos são os que mostram um maior nível de fidelidade, com 11,3%.

Na hora de escolher uma determinada marca, a relação qualidade/preço é determinante e assinalada por 70,3% dos inquiridos. Relevante é também o facto do produto satisfazer, assinalado por 62,1%. Mais distante figura a comodidade ou que seja a marca disponível na sua loja habitual, com 17,4%.

Em sentido inverso, entre os motivos para mudar de marca, destaca-se o aparecimento de outras ofertas mais atrativas (58,6%) ou com melhor preço (56,4%) e a vontade de querer provar algo novo (54%).

O tipo de compra reflete também padrões diferentes, já que nas lojas físicas os consumidores querem provar e tocar nos produtos antes de os adquirir (57,7%) e no e-commerce a prioridade é a comodidade (29,2%), seguida do envio ao domicílio e a possibilidade de comparar preços e produtos, ambos com 28%.

Samsung Galaxy Fold chega à Europa

Quase metade das vendas em Portugal são feitas em promoção