Smurfit Kappa
in ,

Smurfit Kappa investe 5.300 milhões de euros para garantir fornecimento sustentável

A Smurfit Kappa fez um investimento de 5.300 milhões de euros, em 2019, em matérias-primas, energia, transporte, logística, manutenção e bens de capital que respeitem o seu Programa de Fornecimento Sustentável.

A iniciativa, implementada em 2010, garante, através de auditorias aos fornecedores, o cumprimento dos padrões da empresa para defender o ambiente, assentes em sete pilares: qualidade, higiene e segurança, continuidade do negócio, produção, melhoria contínua, assistência e apoio técnico, ambiente e desenvolvimento sustentável.

Graças a estas auditorias, a Smurfit Kappa garante que os materiais, bens e serviços que utiliza são geridos de forma sustentável e, além disso, aumenta o compromisso da sua base de fornecedores através do mapeamento de riscos, em função de critérios chave como a despesa global e a presença globais, inovação tecnológica, serviço de excelência e reputação. Assim, considera as categorias de fornecimento com maior impacto nos seus produtos, como é o caso das matérias-primas.

 

Programa de Fornecimento Sustentável

Através deste programa, cada fornecedor recebe nas auditorias uma classificação em relação a cada um dos sete pilares mencionados, tendo por base o Código de Conduta de Fornecedores da Smurfit Kappa. Se o resultado for inferior a 40%, a empresa elabora um programa de melhoria que, se não for cumprido, pode levar, em última instância, ao termo da relação comercial entre as duas organizações.

Além disso, combina este valor com o mapeamento de riscos para verificar a percentagem de fornecedores de matérias-primas, bens e serviços chave, desde os locais a grandes multinacionais, que possuem um risco moderado a baixo. Um valor que, em 2019, atingiu 81% dos seus parceiros.

Cada um dos sete pilares em que se baseia este Programa de Fornecimento Sustentável possui uma forte orientação para a sustentabilidade, pois avaliam os riscos dos fornecedores, centram-se nos processos relevantes dos fornecedores (especialmente no que se refere à continuidade do negócio) e mitigam os riscos relacionados com questões ambientais, sociais e de igualdade.

Em 2019, a empresa realizou um total de 112 auditorias externas de fornecedores (61 das quais pela primeira vez). Destes, 87% obteve uma classificação satisfatória (em 2018, a percentagem foi de 85%).

Damatta

Damatta inaugura nova loja online

Worten

Worten alia a reciclagem de “lixo eletrónico” a doação de equipamentos novos a instituições