in

SIBS bate recordes históricos em dezembro

Ano após ano, os levantamentos e compras dos portugueses na época natalícia têm vindo a aumentar. Entre 2012 e 2017, registou-se um aumento destas operações em 29% no mês de novembro e em 24% no mês de dezembro. Para este aumento, contribuem sobretudo as compras, que registaram um aumento de 48% em novembro e 37% em dezembro (entre 2012 a 2017).

Os portugueses estão, ainda, a efetuar mais compras em restauração, passando este a ser o terceiro maior sector em 2017, cujo valor absoluto duplicou. Nos restantes sectores, verifica-se um ligeiro decréscimo, ano após ano, devido em parte ao aumento no sector da restauração.

Também em dezembro registou-se o maior número de compras médias diárias durante o ano, com os dias com maior número de compras a serem o dia 23 de dezembro, seguido do dia da Black Friday (24 de novembro).

Dezembro, mês de recordes
Dezembro de 2017 foi mesmo um mês de recordes para a SIBS. Nomeadamente, 22 de dezembro foi o dia com maior número de operações processadas (mais de 10,5 milhões de operações), 23 de dezembro foi o dia com o maior número de compras (cerca de cinco milhões de compras), com o pico instantâneo da rede Multibanco a registar-se nesse mesmo dia, às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo. Ainda neste dia, foi ultrapassado o meio milhão de utilizadores MB Way, que efetuaram mais de um milhão de operações, num valor superior a 37 milhões de euros.

Em termos globais, no mês de dezembro de 2017 foi alcançado o recorde de processamento mensal de mais de 100 milhões de compras nos terminais de pagamento automático, com a SIBS a destacar, ainda, o mês de dezembro de 2017 como o melhor mês de sempre da rede Multibanco, ao processar mais de 250 milhões de operações.

E online?
No mesmo período – entre 2012 e 2017 -, registou-se um aumento nas compras online em 145% no mês de novembro e em 131% no mês de dezembro, com as compras online a representaram 6,7% do total de compras dos portugueses em 2017. Que estão a realizar mais compras online em áreas como cultura, entretenimento e eletrónica, comércio a retalho não especializado e em moda. Refira-se, ainda, que o valor absoluto no comércio a retalho não especializado quadriplicou.

Já o mês de novembro registou o maior número de compras médias diárias online durante o ano. O dia com maior número de compras online foi o dia da Black Friday (24 de novembro).

Publicidade

Adega de Palmela termina 2017 com mais de 60 medalhas

Indesit apresenta nova máquina de lavar loiça com ciclo BabyCare