in

Serviços da Eurowag ajudam transportadoras a obter reembolso do IVA no estrangeiro

EUROWAG

À semelhança de outros sectores, as transportadoras têm direito ao reembolso do IVA sobre os artigos comprados no estrangeiro. Desta forma, os gastos em gasóleo, portagens, bem como alimentação e alojamento dos condutores podem ser visivelmente reduzidos. Nalguns países, também é possível um reembolso parcial do imposto especial sobre o consumo de combustível.

No entanto, alerta a Eurowag, a gestão das declarações fiscais é complexa e exige muito tempo, capacidade e conhecimento técnico por parte das empresas. Mas existem serviços que podem tornar muito mais fácil para as empresas obter o reembolso.

 

Receber o reembolso dos impostos sem preocupações

Empresas como a Eurowag oferecem serviços para ajudar os seus clientes com a complexa carga burocrática. Se os clientes optarem pagar pelo serviço, os especialistas fiscais da Eurowag tratarão de toda a burocracia: desde a verificação das faturas (incluindo as faturas de terceiros) até à apresentação de um pedido e à comunicação com a autoridade fiscal competente. Caso haja um problema com a declaração e a autoridade fiscal competente tenha requisitos adicionais, a equipa da Eurowag também se encarrega de preencher e traduzir os documentos necessários.

É aqui que o nosso serviço se distingue. Não deixamos os nossos clientes sem apoio, pelo contrário. Graças à nossa vasta experiência no processo de reembolso de impostos em diferentes países, sabemos exatamente o que é necessário e quando”, explica Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag em Portugal.

As estatísticas da Eurowag revelam que aproximadamente 10% das declarações de IVA e impostos especiais de consumo são auditadas pelas autoridades fiscais, que exigem documentos adicionais neste contexto. Nesses casos, a Eurowag contacta as autoridades fiscais e responde em nome dos seus clientes. Em casos extremos e se um pedido de reembolso do IVA for indevidamente rejeitado, a Eurowag interpõe um recurso com fundamentos razoáveis. Tudo isto está incluído no preço do serviço.

 

Reembolsos podem ser pré-financiados

Atrasos na gestão do reembolso dos impostos podem representar problemas de liquidez para as empresas de transporte. É por isso que os serviços de pré-financiamento que ajudam as transportadoras a obter o seu reembolso de impostos mais rapidamente e, mais importante, de forma regular. A faturação líquida expressa está bem estabelecida no mercado e permite que as empresas pré-financiem as faturas enviadas quase de forma instantânea.

Assim, a Eurowag oferece aos seus clientes cinco sistemas de pré-financiamento do IVA. Para além da já mencionada faturação líquida expressa, estes sistemas incluem o financiamento flexível em determinados intervalos de tempo (de um trimestre a um ano) ou financiamento com base num determinado montante de custos (por exemplo, quando as faturas atingem os mil euros, os clientes também podem definir limites diferentes para diferentes países).

A terceira opção é o pré-financiamento híbrido (o cliente determina se pretende ou não pré-financiar por um determinado período) e a última é o pagamento antecipado (financiamento com base numa solicitação). Para além disso, a Eurowag oferece ainda o método de pagamento antecipado em caso de solicitação do reembolso de impostos especiais de consumo.

 

Eurowag processa até 60 mil pedidos de reembolso por ano

O serviço de pré-financiamento está disponível para todos os clientes da Eurowag após verificação do risco de crédito. As empresas e transportadoras têm uma visão geral de quanto gastam no estrangeiro e em que países, ou se têm interesse em pré-financiar. Com base nisso, a Eurowag recomenda um serviço de reembolso adequado para cada situação.

O passo seguinte passa por assinar uma procuração, que permite representar o cliente perante as autoridades fiscais. A Eurowag disponibiliza aos seus clientes uma visão geral dos reembolsos através do seu portal do cliente. O último passo é o pagamento da restituição do imposto. No caso do pré-financiamento, este é efetuado através do “carregamento” do dinheiro na conta do cliente. O reembolso é simplesmente deduzido do preço de outros serviços que os clientes utilizam com o Eurowag.

Em 2022, processámos um total de 60 mil pedidos de reembolso de impostos especiais de consumo e de IVA. O serviço é apenas popular entre os clientes, que poupam a sua capacidade administrativa e têm mais controlo sobre o seu fluxo de caixa, mas também facilita o trabalho das autoridades fiscais de cada país, uma vez que se trata de um representante único, ao invés de centenas ou milhares de organizações“, afirma Carlos Guerra. “Atualmente, o subsídio para impostos especiais de consumo em Espanha, válido até ao final de 2023, é também atrativo para os clientes, o que permite às transportadoras que abastecem em Espanha uma oportunidade única de reduzir os seus custos este ano“.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Vinhos

Vinhos do Tejo com aumento de 11,5% na certificação e 50% na exportação

Alimentaria2022

Empresas portuguesas aumentam participação na Alimentaria 2024