in

Sector do retalho encontra-se numa trajetória de grande crescimento e revela forte aposta no e-commerce

Foto Shutterstock

De acordo com dados do “Guia do Mercado Laboral 2022” da Hays, o sector do retalho segue uma trajetória bastante acentuada de desenvolvimento. As empresas aproveitaram o contexto atual para avançar com reestruturações internas, apostar na inovação e crescer. Uma tendência que abrange tanto as lojas físicas como o e-commerce, que está em clara ascendência.

Patrícia Machado, Senior Consultant na Hays, explica que neste contexto, a aposta no recrutamento recai sobre perfis com experiência em comércio digital, mas também em funções com capacidade para analisar as tendências de mercado. “A aposta no e-commerce é, desde logo, evidente na procura por profissionais com experiência consolidada nesta área, nomeadamente, com perfil estratega, comercial e de gestão de equipas. A grande dificuldade está em reter estes talentos, já que existe uma grande procura, neste momento, e em acompanhar os aumentos salariais significativos”, sustenta.

 

2022

As previsões de expansão vão manter-se durante o ano de 2022, muito devido à entrada de multinacionais no mercado português e à continuação da expansão de grandes retalhistas em território nacional.

De salientar também que as “novas abordagens ao comércio tradicional, com a criação de lojas tecnologicamente avançadas, poderão redefinir aquilo que serão os perfis e as competências mais valorizadas. Estas tendências, de expansão e de inovação em prol de serviços mais rápidos e mais cómodos, vão ditar uma crescente procura pelas funções de diretor de loja e de E-Commerce Manager, mantendo a realidade verificada em 2021”, explica Patrícia Machado.

Isto terá outras consequências, nomeadamente ao nível da remuneração destes profissionais, o que, segundo Patrícia Machado “vai criar mais exigências às empresas, tendo estas que tornar os seus pacotes salariais mais atrativos para que conseguiam ser mais competitivas no mercado de trabalho, sobretudo no que diz respeito às funções com cariz mais analítico e estratégico”.

Publicidade

LG Upgradable Appliances - Line-up de produto

LG estabelece novo paradigma com eletrodomésticos atualizáveis para mais benefícios ao longo do tempo

Imposto sobre o açúcar leva a queda de 12,5% nas vendas de refrigerantes