in

Sector de vendas mantém inteligência artificial em segundo plano

47% dos atuais utilizadores de IA não têm planos imediatos para integrar a IA nos seus fluxos de trabalho

Pipedrive IA empresas
Foto Shutterstock

A Pipedrive, o CRM de vendas para pequenas e médias empresas, apresentou este ano os resultados do seu relatório sobre o State of AI in Sales, que analisa a adoção e utilização de ferramentas de inteligência artificial pelas equipas de vendas.

O relatório inquiriu 500 proprietários e líderes de empresas, revelando os principais desafios e oportunidades para aumentar a produtividade no sector de vendas. Entre eles destaca-se a ausência de um planeamento de integração de IA nos fluxos de trabalho. Quase metade dos atuais utilizadores de IA (47%) referem que, apesar da crescente adoção desta ferramenta, diversas empresas ainda a consideram como um processo fixo, em vez de um recurso em constante evolução.

 

A comunicação pré-venda é o principal desafio para as empresas

O relatório da Pipedrive aponta que a maioria das empresas (60%) enfrenta dificuldades na gestão de leads. Para resolver esta questão, 27% dos utilizadores de IA e 24% dos potenciais utilizadores, pretendem adotar a IA como solução para simplificar as interações, automatizando tarefas diárias, como o acompanhamento e o agendamento de reuniões.

A automatização destas tarefas administrativas liberta tempo, permitindo que as equipas de vendas se concentrem nas principais atividades e contribuam diretamente para a criação de receitas.

 

A adoção da IA ainda não é uma prioridade

Os resultados da investigação demonstram que para a criação de conteúdos, cerca de 75% dos inquiridos utiliza ferramentas de inteligência artificial no seu dia a dia. Para além disso, 55% dos potenciais utilizadores estão a ponderar utilizar as mesmas ferramentas de IA no seu trabalho, considerando esta tecnologia uma prioridade na sua vida profissional. Estes resultados revelam uma discrepância na forma como as capacidades da IA são percepcionadas por diferentes segmentos profissionais no mercado, como vendedores e especialistas em marketing.

Para diversas empresas, a adoção da IA ainda se encontra na fase inicial. À medida que continua a transformar o contexto dos negócios, o seu papel nas vendas e marketing tornou-se mais crítico do que nunca. Por isso, na Pipedrive, oferecemos ferramentas e recursos que permitem que equipas e empresas de qualquer dimensão integrem soluções impulsionadas pela IA no seu fluxo de trabalho de forma acessível e eficiente, possibilitando a descoberta de novos níveis de produtividade”, aponta o CEO da Pipedrive, Dominic Allon.

Neste relatório, é possível analisar três fases distintas da adoção da IA, e como essa divisão revela lacunas significativas que impedem que as empresas aproveitem totalmente os benefícios da IA, com menos de um terço dos atuais utilizadores de IA a utilizar a ferramenta para transcrever e resumir chamadas (29%) ou para pesquisar possíveis oportunidades de saída (24%). Um número ainda mais reduzido de empresas recorrem à inteligência de dados (17%) ou ao marketing (14%).

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Produção mundial de vinho atinge novo mínimo de 60 anos, diz OIV

Adecco OnSite Director

Cláudia Ferreira junta-se à Adecco como National OnSite Director