in

Sector das bebidas refrescantes equivale a 1,24% do PIB da União Europeia

O sector das bebidas refrescantes na Europa gera receitas no valor de 185 mil milhões de euros, o equivalente a 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia.

Além disso, este sector é responsável por 1.700 empregos diretos e indiretos e contribui com quase 30 mil milhões de euros em impostos para os cofres dos Estados-membros.

Estes são dados de um estudo da Global Data, realizado no âmbito do 60.º aniversário da UNESDA, entidade que representa 22 associações nacionais e empresas do sector, incluindo líderes como Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, Suntory, Danone e Nestlé.

O estudo revela que, todos os anos, os europeus consomem 103 mil milhões de refrescos, dos quais, 56 mil milhões no canal Horeca. De resto, o sector das bebidas refrescantes é responsável por 10% das receitas totais dos estabelecimentos de restauração e hotelaria.

Esta indústria apoia uma cadeia de valor local de fornecedores, distribuidores e retalhistas com receitas duas vezes e meia superiores às suas próprias receitas. O estudo destaca que contribui para as vendas, emprego e investimento do sector agrícola, das indústrias de embalagens e matérias-primas, do sector dos transportes e dos supermercados, lojas, bares e restaurantes onde estes produtos são vendidos.

Na União Europeia, existem 424 fábricas de bebidas refrescantes, 154 de embalagens e 90 de matérias-primas. As empresas do sector das bebidas refrescantes investem anualmente 70 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, o que resulta no lançamento anual de 1.500 novos produtos.

Assim compraremos em 2025

Portugal e Espanha registam os únicos aumentos de tráfego comercial na Europa