in

Sector da distribuição cresce 4% em valor de marca

Foto Shutterstock

Contrastando com a tendência negativa das maiores indústrias da Europa, o sector da distribuição aumentou, em 4%, o seu valor acumulado de marca, convertendo-se no terceiro mais valioso, depois do automóvel e da banca.

As 49 marcas do sector constantes no ranking Brand Finance Europe 500 2021 representam 9% do valor total.

 

Pandemia

O estudo destaca que os retalhistas foram afetados pela pandemia de um modo distinto, devido às alterações nos hábitos de consumo. As aplicações de entregas ao domicílio e as plataformas de comércio eletrónico encontram-se entre os operadores que mais cresceram, beneficiadas pelos encerramentos e restrições no canal Horeca.

Líder do sector na Alemanha, a Delivery Hero foi a marca cujo mais valor cresceu, cerca de 148%, para os 3,2 mil milhões de euros. De igual modo, assinala-se o crescimento da Just Eat, a segunda marca de maior crescimento, que evoluiu 112%, para os 2,5 mil milhões de euros.

Aldi e Lidl ainda se encontram entre as marcas mais valiosas, mas registaram resultados díspares. Enquanto o valor da marca Aldi cresceu 2%, para os 13,2 mil milhões de euros, o do Lidl caiu 14%, para os 9,6 mil milhões de euros. Em queda esteve também a IKEA, cerca de 13%, para os 15,3 mil milhões de euros.

 

2020

2020 foi, de facto, um ano muito complicado parta todas as marcas e sectores. As 500 marcas mais valiosas da Europa perderam quase 200 mil milhões de euros, em termos de valor de marca, para 1,76 biliões de euros. “A pandemia de Covid-19 afetou a Europa e o mundo, mas o impacto nas principais marcas do Velho Continente não pode ser ignorado, com o valor total das 500 marcas mais valiosas a decrescer 10%”, detalha Richard Haigh, managing director da Brand Finance.

O sector automóvel mantém-se como o mais valioso, com as 27 marcas que integram este ranking a representar 14% do valor total. As marcas alemãs continuam a dominar esta indústria na Europa, com a Mercedes-Benz a afirmar-se, uma vez, como a marca mais valiosa (49,6 mil milhões de euros).

Publicidade

AMI e Mercadona assinam acordo de colaboração

P&G

P&G Portugal junta-se à Cruz Vermelha para apoiar famílias com carências económicas