in , , , , ,

Sector automóvel é o que mais menções tem nos social media

A nova edição do estudo “As marcas nos social media” analisa mais de 190 marcas, de dezenas de sectores, e conclui que o sector automóvel foi o que obteve maior número de menções em 2016.

Ao longo do ano, o serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest recolheu mais de dois milhões de menções às marcas que compõem o seu painel fixo de marcas monitorizadas, denominado Barómetro de Marcas. O sector automóvel foi aquele que obteve um maior número de menções durante o ano, com mais de 376 mil, 17,8% do buzz social do ano. Segue-se o sector da tecnologia e equipamentos, com mais de 334 mil, e os bancos e seguros, com mais de 271 mil.

No top 10 figuram ainda os correios, telecomunicações e cabo, (mais de 268 mil), grande distribuição alimentar (mais de 158 mil), bebidas (mais de 139 mil), energia e combustíveis (mais de 111 mil) , transportes (mais de 84 mil), alimentação (mais de 81 mil) e grande distribuição não alimentar (mais de 79 mil).

As páginas portuguesas no Facebook das marcas monitorizadas pelo serviço Social Media Explorer registaram um total superior a 38 milhões de interações durante o ano em análise. A grande maioria destas interações, 90%, são Likes a posts publicados na página da marca; 7,7% são partilhas realizadas pelos internautas e apenas 2,5% comentários publicados nestas páginas.

As marcas portuguesas com maior número de interação são a MEO e a NOS. Em conjunto, estas duas marcas representaram quase um décimo do total de interações observadas em páginas portuguesas de marcas no Facebook (9,5%). Mas se a MEO liderou em número de Likes (com 1,7 milhões) e Comments (79 mil), foi a Licor Beirão que se destacou em número de Shares (188 mil, 4% do total).

Durante o ano, registou-se uma média de 5.775 menções por dia a estas marcas, tendo-se observado um mínimo diário de 2.341 menções (no dia 31 de janeiro) e um máximo de 8.879 menções, no dia 25 de novembro, em que MEO e McDonald’s foram as marcas mais mencionadas.

Numa análise mensal, maio foi o mês que contabilizou maior número de menções, superando as 200 mil, 9,5% do total anual.

Kraft Heinz

Analistas preveem aquisição hostil da Unilever pela Kraft Heinz

“Antes de se falar desta quarta revolução industrial, já tínhamos conceitos aplicados em várias áreas”