Trio Rufete
in

São Luiz Winemaker’s Collection lança trio de edição limitada

Da Quinta de São Luiz, situada no coração da sub-região de Cima Corgo, nasce uma nova trilogia de vinhos da mesma casta – São Luiz Winemaker’s Collection Trio Rufete -, que contempla um Rufete Reserva Tinto 2021, um Rufete Reserva Branco 2022 e um Rufete Reserva Rosé 2022.

As novidades correspondem a uma edição limitada de 1.100 caixas com os três vinhos e estão disponíveis na Uva Wine Shop e em garrafeiras da especialidade.

Este novo trio nasce da busca do enólogo Ricardo Macedo e da sua equipa em adicionar um elemento singular no portefólio, que seduzisse os palatos mais exigentes. Estas características foram possíveis de se encontrar na casta Rufete, conhecida pelo seu caráter caprichoso, exigente e versátil, que resulta em vinhos de perfil leve e fresco, com grande aptidão gastronómica, sendo o seu buquê aromático marcado por frutos vermelhos e notas florais.

A gama aposta na experimentação de castas nascidas e criadas em diferentes micro-terroirs do Douro, sendo a Rufete uma casta minoritária, que se destaca pela sua raridade e que a São Luiz faz questão de preservar.

 

Trio Rufete

O Rufete Reserva Tinto 2021 foi vindimado manualmente na última semana de agosto de 2021, às primeiras horas do dia. Seguidamente, foi transportado em caixas de pequenas dimensões, chegando à adega em perfeito estado de conservação e maturação. A vinificação deste vinho procedeu-se com desengace parcial e ligeiro esmagamento e a fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox durante 12 dias, a temperaturas situadas entre 22ºC e 24°C, seguida de maceração pelicular ao longo cinco dias. A fermentação maloláctica e o estágio de 12 meses foi feito em barricas de castanheiro e carvalho nacional e o restante em ânfora. “Leve e fresco, é assim que se mostra este Reserva Tinto. Apresenta uma cor granada e textura fina, com aroma bem definido a frutos do bosque harmonizado, com especiarias finas, enaltecidas pelo estágio em cascos de castanheiro. Deve ser servido a temperatura entre 16 ºC e 18°C e acompanha na perfeição com carnes vermelhas, queijos e peixes gordos”.

No Rufete Reserva Branco 2022, a vindima foi também manual, na última semana de agosto de 2022, às primeiras horas do amanhecer, e as uvas foram transportadas em caixas de pequenas dimensões. Com o intuito de evitar a extração de cor, a vinificação procedeu-se com prensagem suave de cachos inteiros previamente selecionados em tapete de escolha. O vinho fermentou em inox com temperatura controlada entre os 10ºC e os 14°C. Terminada a fermentação alcoólica, uma parte estagiou em cascos de castanheiro e carvalho nacional e o restante em ânfora. Após seis meses foi feito o lote final. “No copo, este Reserva Branco possui um aroma complexo, fresco e floral. Na boca é elegante, cremoso, com um toque de líchias e uma acidez viva no final. A pensar nos dias mais longos de verão, este é o branco ideal para acompanhar pratos de maresia, tais como marisco e peixe, carnes brancas e queijos”.

Por fim, o Rufete Reserva Rosé 2022, contou com um processo de vinificação e estágio igual ao seu homólogo Reserva Branco. “No copo, apresenta uma tonalidade de cor salmão pálido e é composto por aromas florais doces, que nos lembram as pétalas de rosas e cerejas. Na boca é muito elegante, cremoso, fresco, longo e complexo. Harmoniza com pratos de marisco e peixes gordos, carnes brancas e queijos”.

 

Siga-nos no:

Google News logo

The GreenStation

Dreammedia lança primeiro abrigo sustentável de Portugal

Fnac

Nova Fnac Avenida de Roma dá continuidade ao legado histórico da Livraria Barata