in

Salário de entrada nas lojas IKEA em Portugal sobe de 750 euros para 1.000 euros

IKEA

A entrar no ano de 2023, a IKEA Portugal anuncia o aumento do salário mínimo de entrada para todos os colaboradores a tempo inteiro, na operação de retalho, de 750 euros para mil euros brutos mensais (14 mil euros anuais). Esta atualização salarial aplica-se aos colaboradores do Grupo Ingka, grupo que detém a IKEA Portugal e que opera o sector do retalho (lojas IKEA, centro de apoio ao cliente e centros comerciais Mar Shopping) e é superior ao salário mínimo nacional, estipulado por lei em 760 euros para 2023.

Ao novo salário base de entrada acresce o subsídio de alimentação, que também foi atualizado recentemente para seis euros, seguro de saúde, ajuda à parentalidade, o pagamento de bónus se os objetivos do negócio forem atingidos, entre outros benefícios.

O aumento do custo de vida, juntamente com o contexto cada vez mais competitivo por talento no sector do retalho, levam o retalhista a acelerar o investimento previsto em atualizações salariais, em 5,9 milhões de euros. “Trabalhamos diariamente para ter uma oferta completa e relevante de compensações e benefícios, da qual o salário faz parte. Ao longo dos últimos anos, temos feito um esforço constante para aumentar rendimentos e apoiar os colaboradores e esta novidade é mais um exemplo disso e mais um passo para assegurarmos o bem-estar dos nossos 2.800 colaboradores do retalho e a estabilidade dos seus rendimentos. Queremos oferecer melhores condições de trabalho, que se traduzem, diretamente, em melhores condições para a vida pessoal, não só, mas também, com o aumento do salário de entrada”, afirma Cláudio Valente, People & Culture Manager da IKEA Portugal.

 

Principais benefícios

A IKEA Portugal também estipulou medidas de apoio à natalidade, como a Ajuda de Nascimento, para todos os colaboradores que se tornam pais biológicos ou por adoção, no valor de 760 euros brutos, e o programa Passa mais tempo com o teu bebé, que dá a possibilidade de estender a licença parental (biológica ou por adoção) por mais dois meses, para além do período regular estabelecido pela Segurança Social, aumenta também o seu apoio mensal para 760 euros brutos mensais.

Além disso, os colaboradores podem contar com um sistema de bónus anual para todos os colaboradores e TACK!, uma contribuição adicional para as reformas dos colaboradores elegíveis, ambos associados aos resultados de negócio. Assim como benefícios sociais como seguro de saúde e de vida para colaboradores permanentes; restaurante de colaboradores com preços reduzidos, serviço médico nas lojas, programa de emergência social interno e, ainda, desconto especial na compra de artigos IKEA, entre outros.

moda

56% dos líderes da indústria da moda prepara-se para a desaceleração

embalagens

União Europeia vai tornar obrigatório as embalagens recicláveis até 2030