in

Risco de salmonela leva a retirada massiva de produtos da Lactalis

O governo francês anunciou este domingo, dia 10 de dezembro, uma retirada massiva de todo o leite infantil produzido pela Lactalis desde fevereiro deste ano, vendido em muitos países, por risco de contaminação por salmonela.

Segundo um porta-voz do grupo de lacticínios, as quantidades afetadas são “enormes”. O Ministério da Economia e Finanças francês publicou uma lista de mais de 600 lotes, vendidos em países como Colômbia, Peru, Argélia, Marrocos, Reino Unido, Taiwan, Roménia, Grécia, Bangladesh, China, Geórgia, Haiti ou Paquistão.

A 2 de dezembro, a Lactalis tinha anunciado a retirada de 12 referências de leite infantil elaborados na sua fábrica de Craon, no oeste de França. A retirada afeta quase sete mil toneladas de produtos potencialmente contaminados, segundo indicou Michel Nalet, diretor de comunicação do grupo à agência France Press. “Não sou capaz de dizer o que foi consumido”, acrescentou.

Segundo o Ministério da Economia, a retirada anunciada pela Lactalis a 2 de dezembro “não permite controlar o risco de contaminação”.

Em comunicado, a Lactalis confirma ter identificado uma causa provável da contaminação do seu leite infantil. “As informações transmitidas pelas autoridades sanitárias e o balanço das nossas investigações levadas a cabo desde há uma semana permitiram-nos identificar uma causa provável da contaminação numa das nossas áreas de secagem durante o período compreendido entre 1 e 6 de maio de 2017”. Por isso, e “por precaução, decidimos fazer uma retirada extensiva do conjunto de produtos fabricados desde 15 de fevereiro de 2017”.

Preços dos alimentos diminuem ligeiramente em novembro

França é o país mais sustentável para a alimentação