in

Retalhistas vão adotar ferramentas digitais nas lojas físicas para impulsionar vendas

Foto Shutterstock

Os retalhistas físicos vão apostar na tecnologia digital para facilitar a experiência de compra e impulsionar as vendas nas lojas. Segundo a eMarketer, muitas mudanças na tecnologia em loja já estão em curso ou previstas para 2022.

Na Alemanha, o Shopify está a expandir as funcionalidades de pagamentos integrados e as ferramentas de POS que oferece aos retalhistas para facilitar as compras nas lojas físicas a e para ligar comportamentos online e offline, por exemplo.

De igual modo, a retalhista de moda & Other Stories instalou uma máquina de venda automática inteligente para produtos de perfumaria e de cosmética numa department store de Paris no terceiro trimestre de 2020. Esta tecnologia, que permite que os compradores experimentem antes de comprar de forma socialmente distanciada, está prevista chegar a outras lojas da região.

 

Contactless

Os consumidores estão também a aderir aos pagamentos sem contacto. Na Alemanha, 46% dos adultos com idade igual ou superior a 16 anos disse que usa um cartão contactless na loja física uma vez por semana, diariamente ou várias vezes por dia, e no Reino Unido, 48% indicou que ou começou a usar métodos de pagamento sem contacto, ou usou-os com maior frequência, devido à pandemia. Em França, 40% dos adultos cita a velocidade como uma grande vantagem nos pagamentos sem contacto e 29% nota a sua simplicidade

A eMarketer nota que a cadeia de supermercados Aldi está a testar uma aplicação que permite aos compradores pagar através de checkout autónomo. A Amazon também desempenhará um papel importante, uma vez que a recente implementação, no Reino Unido, da sua tecnologia Just Walk Ou, que permite pagamentos sem contacto, lança as bases para a expansão noutros países da Europa.

A publicidade digital na loja também a crescer. Entre os compradores em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido que fizeram, pelo menos, uma compra online nos últimos 30 dias, a descoberta desse produto aconteceu, maioriamente, através de publicidade digital na loja do que de um anúncio online.

Publicidade

José Maria da Fonseca

José Maria da Fonseca é o primeiro produtor de vinho português com certificação FAIR’N GREEN

Continente do Bebé

Continente do Bebé lança clube exclusivo