A cadeia de supermercados russa VkusVill vai abrir uma primeira loja na Holanda. Também está a planear abrir uma filial francesa, como parte da expansão mundial que poderá passar ainda pela China e Bélgica.
A primeira loja abrirá provavelmente em Amsterdão. A cadeia vê a expansão francesa, em particular, como uma experiência, já que “o retalho antiquado não está realmente a adaptar-se às necessidades atuais” no país, disse à Reuters o fundador, Andrey Krivenko. O empresário também vê o mesmo problema no mercado russo, o que explica o rápido crescimento da VkusVill.
A sua chave para o sucesso na Rússia, bem como na expansão para o exterior, é o foco em alimentos saudáveis e frescos, sem aditivos artificiais e com o maior número possível de produtos locais.
1.200 lojas, zero empréstimos
Na Rússia, a rede de supermercados abre a uma média de duas novas lojas todos os dias: desde a sua criação, em 2009, são mais de 1.200 lojas e alcançou um crescimento anual de vendas de 60%.
As lojas são, geralmente, pequenas, mas estão planeadas lojas maiores em Moscovo, com a sua própria cafeteria e garrafeira.
A cadeia realizou todas as expansões com recursos próprios.