in

Retalhista russo implementa pagamento por reconhecimento facial

O pagamento das compras de bens alimentares por meio do reconhecimento facial já é uma realidade. Além de alguns testes realizados por marcas como o Carrefour na China, a rede de retalho russa X5 Retail já implantou a tecnologia em 52 lojas.

Trata-se de um sistema desenvolvido em conjunto com a Visa e a SbEr, que usa a identificação biométrica baseada na tecnologia da X5 e as soluções VisionLabs. O pagamento leva apenas alguns segundos, comparável a uma transação normal com cartão bancário em termos de velocidade.

Para usar a nova tecnologia, que está à disposição dos clientes do Sberbank, os utilizadores terão que tirar a máscara e olhar para a câmara localizada na fila da caixa do supermercado. A câmara 3D com alta precisão de deteção e captura de profundidade permite um reconhecimento facial que tem em consideração a altura e as mudanças na aparência de uma pessoa, evitando o roubo de identidade.

 

52 lojas

O sistema, que não exige cartões bancários ou smartphones, já está disponível em 52 supermercados Perekrestok e deverá ser implantado em mais uma centena de lojas até ao final deste mês. Além disso, a nova tecnologia de pagamento começará a ser incorporada, em abril, em várias lojas de proximidade da marca Pyaterochka, em Moscovo.

Para o CEO da X5 Retail, Igor Shekhterman, “a nossa solução é incomparável em termos de escala ou qualidade tecnológica. Possui uma interface fácil de usar, checkout rápido, sem dispositivos adicionais, e excelente segurança. A biometria está a tornar-se num método de pagamento padrão e, em breve, poderá estar disponível para milhões dos nossos clientes na Rússia” .

Publicidade

Welcome Home

Zippy apresenta o novo kit Welcome Home

origem

76% dos consumidores europeus tem em consideração a origem dos produtos