in

Resultados da CBRE volta a bater recorde pelo 3.º ano consecutivo

A CBRE divulgou os resultados da atividade de 2017, com um crescimento de 22% face a 2016, uma performance recorde que a consultora conquista pelo terceiro ano consecutivo.

O diretor geral da CBRE em Portugal, Francisco Horta e Costa, salienta que “este foi um ano particularmente positivo, não só em termos de resultados, como também em termos das soluções apresentadas a clientes através de uma equipa de 150 colaboradores altamente qualificados. De facto, o mercado português regista uma dinâmica extraordinária, mas com ela surgem também novos desafios relacionados com a multidisciplinariedade, ao que a equipa CBRE conseguiu corresponder a 100%. Durante 2017, fortalecemos a nossa equipa de hotelaria, com um enfoque especial em transações, e criámos uma área de Corporate Finance – Capital Advisors, que tem como objetivo apoiar os nossos clientes na montagem de joint-ventures, estruturação de financiamentos e assessoria em compras ou vendas de portfólios de crédito malparado que têm imóveis como garantia. Cada vez mais a CBRE vende soluções integradas aos seus clientes, que acompanham o ciclo do produto imobiliário na sua totalidade, e os resultados estão à vista”.

2017 foi um ano significativo para o departamento de comércio, cujos negócios totalizaram cerca de 64.000 metros quadrados,  distribuídos por retail parks (8.000 metros quadrados), comércio de rua (26.500 metros quadrados) e centros comerciais (29.500 metros quadrados), sendo estas duas últimas categorias as que registaram um elevado aumento de metros quadrados face a 2016.

Como top 3 de transações, a CBRE assinala a venda de espaço que dará lugar ao Hospital de Sintra do Grupo José de Mello Saúde, a venda de instalações à Brimogal em Aveiro para a abertura da Leroy Merlin, bem como a colocação de várias insígnias de renome, como a Sportzone, Fnac, MacDonalds e Fitness Hut, nos centros comerciais Nosso e Alameda, respetivamente.

O crescimento de 20% da área de armazéns e logística, em 2017, posiciona a CBRE como líder deste sector do mercado. A contribuir para estes resultados destaca-se a venda de um armazém com 5.100 metros quadrados, situado em Carnaxide, o arrendamento de um armazém de 6.500 metros quadrados, em Aveiro, e, na Azambuja, o arrendamento de um armazém com 14.000 metros quadrados.

Com cerca de 20 negócios concluídos em 2017, num total de 65.000 metros quadrados de armazéns, instalações industriais e terrenos, é previsível uma nova ênfase de quota de mercado em 2018, bem como o reforço na área da consultoria, tendo em conta o “pipeline” sob negociação, que supera os 70.000 metros quadrados. 

Espanha, França e Portugal unem-se na defesa da banana

El Corte Inglés entra em Cuba