A Tetra Pak, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, anuncia os resultados do concurso Melhor Desempenho, Mais Reciclagem, uma iniciativa que premeia os três Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) que registaram o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) retomadas, em 2022, face ao valores registados em 2021. Nesta segunda edição da iniciativa, os SGRU’s vencedores são a Resulima, Ambisousa e Resistrela.
A iniciativa “viu o objetivo de incentivo à reciclagem dar frutos, tendo em conta a adesão da comunidade”, o que resultou num aumento da quantidade de embalagens de cartão para alimentos líquidos recicladas em 2022, elevando a percentagem nacional para 38%.
O SGRU que obteve melhores resultados foi a Resulima, que se destacou com um aumento de 64% de embalagens de cartão para alimentos líquidos retomadas. Destacam-se também a Ambisousa e a Resistrela, com aumentos de 29% e 19%, respetivamente.
“Este concurso, além de reconhecer os sistemas de gestão de resíduos urbanos que maiores crescimentos obtiveram em 2022, distingue também toda as pessoas que contribuíram para a vitória destes, ao colocarem as suas embalagens de leite e sumo no ecoponto amarelo. Espero que continuemos a verificar, cada vez mais, este hábito sustentável nos portugueses e que consigamos obter valores ainda melhores em 2023”, comenta Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria.
Iniciativa
Esta iniciativa pretendia também premiar toda a comunidade que contribuiu para alcançar este feito, através da escolha de uma organização de carácter social para entrega do prémio.
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), considera, por sua vez, que “o concurso Melhor Desempenho, Mais Reciclagem’é mais uma iniciativa que reforça o trabalho que a Sociedade Ponto Verde desenvolve com os seus parceiros para promover a recolha de recicláveis em Portugal. E comprova o que defendemos: que o envolvimento e a colaboração de todos, recorrendo também a incentivos, são fundamentais para que se consigam aumentar as quantidades recolhidas e que são encaminhadas para reciclagem. É, por isso, determinante que todos estejam unidos neste desígnio que é nacional e que, neste caso, junta a causa ambiental à causa social”.