Restalia vendas
in

Restalia fecha 2023 a crescer 31% no volume de vendas em Portugal

A Restalia fechou o ano de 2023 com um aumento de 31% no volume de vendas em Portugal, esperando continuar a crescer dois dígitos em 2024.

O crescimento da empresa no país intensificou-se nos últimos anos: em 2019, a multinacional contava com 19 pontos de venda, duplicou a sua presença com 38 em 2021 e praticamente voltou a duplicar no final de 2023, com mais de 55 locais. A Restalia espera manter este ritmo de crescimento, atingindo 100 unidades até ao final de 2025, apoiada no bom desempenho do volume de negócios da sua rede de franchising.

 

Expansão

A chave para esta expansão reside em dois fatores. Por um lado, uma maior diversificação e oferta empresarial, com a presença das cinco marcas do grupo desde 2023. À presença de 100 Montaditos, TGB, Pepe Taco e Panther Organic Coffee juntou-se, em setembro, A Sureña, em Setúbal. Por outro lado, a maior regionalização do grupo, com aberturas não só nas cidades de Lisboa e Porto, mas também noutras como Albufeira, Tomar, Castelo Branco, Setúbal e Viseu.

O peso dos espaços de rua continua a ser bastante significativo face à presença em centros comerciais. Embora acabe de abrir um novo 100 Montaditos no Centro Comercial Colombo, um dos maiores do país, 85% dos restaurantes está localizado na rua, fruto do carácter social das marcas da Restalia, que se posicionam como ponto de encontro dos consumidores.

Além disso, a Restalia continua a reforçar a aposta na flexibilidade dos seus conceitos, oferecendo uma grande variedade de formatos: desde os locais mais tradicionais (os já mencionados ao nível da rua ou em centros comerciais), até formatos exclusivos como os biconceitos – onde os clientes podem desfrutar de duas das suas marcas num espaço partilhado -, ou outros mais pequenos, como “foodcourts”, quiosques, “food trucks” ou “corners”. “Temos a particularidade de, como as nossas operações e menus são tão simples em si mesmos, os espaços mais pequenos (um quiosque de 25 metros quadrados, por exemplo) não implicarem perder a essência nem a oferta gastronómica que oferecemos em espaços mais tradicionais“, afirma a Restalia.

 

Crescimento internacional

No plano internacional, a Restalia continuou a exportar a sua imagem especialmente graças à 100 Montaditos, a marca de temática espanhola com maior presença no estrangeiro. Os seus crescimento e expansão têm sido constantes na América Latina, onde a empresa abriu novas lojas, uma delas no Panamá e outras três na Guatemala.

A cadeia também aumentou a sua presença nos Estados Unidos, com dois novos restaurantes na Flórida (Miami), e planeia continuar a sua expansão no mercado norte-americano em 2024, mantendo aberta a possibilidade de se expandir para outros estados.

A Europa continua a ser um mercado chave na internacionalização da Restalia. Portugal é o mercado preferido de expansão, mas existem outros. Com a abertura da primeira loja da 100 Montaditos em Amesterdão e da primeira “flagship store” da The Good Burger (TGB) em Roma, a empresa materializa o projeto Capitais do Mundo, que visa impulsionar o seu crescimento internacional e estar presente em mais de 40 grandes cidades do mundo. Depois da capital holandesa, Praga e Polónia são os próximos destinos em que a empresa está a trabalhar para a sua implementação em 2024.

 

Principais projetos para 2024

O mercado europeu será o principal foco do Grupo Restalia, com Portugal a liderar o caminho. A expansão será liderada pela 100 Montaditos e pela TGB, para além da Sureña, marca que terá uma nova loja em Portugal em 2024. Estão também confirmadas as aberturas de mais lojas da Panther e da Pepe Taco. O bom desempenho da empresa em Portugal faz com que a previsão seja duplicar a presença em 2025, atingindo 100 unidades no país.

Além disso, a Restalia prevê abordar vários projetos-chave em 2024, tanto em termos do seu portfólio de marcas como do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, um campo em que continuará a trabalhar com foco na eliminação do plástico das suas instalações. O compromisso de continuar a promover o aumento do número de mulheres empresárias na sua rede de franchisados também estará em foco.

A empresa também anunciará grandes mudanças nos menus das suas cinco marcas, para se adaptar às novas exigências dos consumidores, e centrar-se-á na lealdade dos clientes recorrendo a programas de fidelização.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

França

França quer controlar as centrais de compra da distribuição noutros países

União Europeia proíbe fabrico de frigoríficos e aparelhos de ar condicionado tradicionais