espladanas
in

Reservas online aumentaram 68% em restaurantes com esplanadas

Desde a reabertura da restauração, a esplanada tornou-se algo essencial, independentemente do mês e altura do ano. Desta forma, os restaurantes com esplanadas viram as suas reservas aumentar 68% face ao período pré-pandemia.

Segundo os dados internos do TheFork, este ano, registou uma forte evolução no número de restaurantes que passaram a disponibilizar este espaço exterior: Viseu aumentou em 76% o número de esplanadas, Viana do Castelo 71%, Évora 70%, Setúbal 67%, Beja 61% e Lisboa 59%.

 

Aumento na antecedência das reservas

Tal como as esplanadas têm vindo a alterar as escolhas dos clientes na hora de reservar, também se verificam alterações nos seus hábitos. Nota-se um receio crescente de não conseguir mesa para a altura desejada e, consequentemente, uma vontade de efetuar as reservas com uma maior antecedência.

As reservas online já refletem esta preferência, pois os portugueses estão a efetuar, em média, reservas com seis horas de antecedência, mais duas horas de antecedência do que no período pré-Covid. No entanto, 12% dos clientes reserva entre 24 a 48 horas antes e observa-se, ainda, alguma tendência para reservar próximo da data, com 19% dos portugueses a reservarem uma hora antes apenas.

Desde a reabertura que os jantares continuam a liderar a preferência, com 61% do total das reservas, comparado com 38% dos clientes que opta pelo almoço. A maioria das reservas tem sido feita para duas pessoas e com a cerca de 40% dos clientes a gastar, em média, 20 euros e outros 19% a optar por locais com tickets entre 20 euros e 25 euros por pessoa.

A cozinha portuguesa tem dominado, com 28%, aquando da altura de escolher o tipo de cozinha, seguida da cozinha mediterrânica, com 14%, da japonesa, com 9%, e da italiana, com 8%. Os clientes têm optado, na sua maioria, por estabelecimentos com uma classificação média superior a 9 (71% das reservas), com apenas 14% dos portugueses a selecionarem notas entre 8,8 e 9.

 

Localização geográfica

A preferência por restaurantes com esplanadas varia, também, consoante a zona geográfica onde os portugueses se encontram. Os distritos que registaram um maior impacto das esplanadas no crescimento das reservas foram Faro (58% vs. 25% em 2019), Évora (70% vs. 32%),  Braga (57% vs. 30%), Lisboa (59% vs. 33%) e Porto (47% vs. 27%).

Campofrio

Campofrío lança novos packs familiares

Agricultura

Portugueses dizem comprar produtos de pequenos produtores quando estão disponíveis