Oiça este artigo aqui:
O novo acordo celebrado entre o Reino Unido e a União Europeia, conhecido como SPS Agreement (Sanitary and Phytosanitary), representa um passo significativo na redução das tensões comerciais pós-Brexit, especialmente no que respeita ao transporte de produtos alimentares e agrícolas entre o Reino Unido continental e a Irlanda do Norte.
A partir de agora, não serão mais necessárias inspeções de fronteira para carnes, lacticínios, frutas, legumes e outros bens sujeitos a normas sanitárias rigorosas, reduzindo os atrasos, a burocracia e os custos logísticos.
Solução para um dos dossiês mais sensíveis do Brexit
A Irlanda do Norte, ao permanecer integrada no mercado único de bens da União Europeia para evitar uma fronteira física com a República da Irlanda, tornou-se um dos pontos mais controversos do acordo de saída britânico. O Windsor Framework, assinado há dois anos, já tinha suavizado parte dessas exigências. O novo SPS Agreement vem agora reforçar esse alívio, mantendo a possibilidade de empresas norte-irlandesas acederem tanto ao mercado britânico como ao europeu.
“Este acordo não resolve todos os desafios de imediato, mas marca um novo e bem-vindo tom nas relações entre o Reino Unido e a União Europeia”, declarou Tina McKenzie, da Federação das Pequenas Empresas.
Reações do sector
A notícia foi bem recebida pelos principais representantes do retalho e distribuição. “A eliminação dos controlos veterinários é uma excelente notícia para os retalhistas e consumidores. Vai ajudar a conter os custos e garantir o abastecimento contínuo de produtos essenciais”, afirmou Helen Dickinson, CEO do British Retail Consortium, que destacou ainda que esta medida representa um alívio importante para os operadores que exportam da União Europeia para o Reino Unido, ao reduzir processos administrativos desnecessários, promovendo competitividade e estabilidade nas cadeias de valor.
Também Neil Johnston, do Northern Ireland Retail Consortium, saudou o acordo como “um passo importante” para libertar os retalhistas dos encargos impostos pelo Protocolo da Irlanda do Norte e apelou à eliminação futura de restrições como a obrigatoriedade do rótulo Not for EU.
DUP mantém reservas políticas
Embora a maioria dos partidos e entidades empresariais tenha acolhido positivamente o acordo, o Partido Unionista Democrático (DUP) manifestou ceticismo. “Reconhecemos que houve progresso, mas a atual arquitetura mantém-nos numa posição distinta do resto do Reino Unido, o que não podemos aceitar a longo prazo”, declarou Gavin Robinson, líder do DUP.