in

Região Demarcada de Lisboa: vindimas com quebras acima das previsões

Mas vendas batem recordes absolutos

CVR Lisboa vindimas

Os primeiros dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) confirmam uma redução da produção, em 2024, mais acentuada do que os 15% inicialmente previstos, chegando em muitos casos a 40%.

A entrada em produção das novas vinhas plantadas nos últimos anos não será suficiente para contrariar este cenário de quebra, sendo que as condições climatéricas das próximas três semanas serão decisivas para o desfecho do ano vitivinícola”, revela Francisco Toscano Rico, presidente da CVR Lisboa.

Segundo este responsável, esta é uma vindima em que “o grau de profissionalismo e a capacidade de intervenção dos viticultores vai fazer toda a diferença. Quem tratou preventivamente, entrando na vinha no momento certo, não tem perdas tão acentuadas na produção e tem qualidade na vinha, comprovada no momento da entrega das uvas nas adegas”.

 

Leve Lisboa

Nesta vindima espera-se um aumento significativo da produção do vinho Leve Lisboa, característico por apresentar uma menor graduação alcoólica e boa acidez. “Este aumento está em linha com as novas tendências de consumo, bem patente no crescimento extraordinário, de cerca de 80%, das vendas do vinho Leve Lisboa nos primeiros oito meses deste ano”, salienta o presidente da CVR Lisboa.

As vendas totais dos Vinhos de Lisboa registaram, até ao passado mês de agosto, um novo recorde absoluto, com cerca de 50 milhões de garrafas durante os primeiros oito meses de 2024, mais dois milhões do que no período homólogo. Representa um crescimento de 4% face a 2023, alavancado pelo aumento nas vendas dos vinhos brancos e rosés e dos vinhos Leve Lisboa.

 

Mercados de consumo

O mercado nacional é um dos principais mercados de consumo dos Vinhos de Lisboa, representando já quase 20% do total de vendas. A exportação está próxima dos 80%, repartidos por cerca de 100 países, liderados pelos Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.

A Região Demarcada de LIsboa engloba nove denominações de origem, que são ponto de partida para a diversidade dos seus vinhos: Carcavelos, Colares, Bucelas, Arruda, Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Encostas d’Aire e sub-região Medieval D’Ourém.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Delta Impossible Coffee

Delta The Coffee House Experience lança novo Impossible Coffee

Apple smartphones

DECO lança ação coletiva devido às sobretaxas de streaming de música