in

Redes sociais vão influenciar 58% das compras de Natal

Foto Shutterstock

Os compradores abraçaram a experiência de compras omnicanal, este Natal, com as redes sociais a influenciarem 58% das decisões de compra dos inquiridos, de acordo com um inquérito da McKinsey. Os consumidores indicam que as plataformas que influenciam as suas decisões são o Facebook (67%), o YouTube (57%) e o Instagram (52%).

Para os 87% dos compradores da Geração Z que buscam inspiração para as compras de Natal nas redes sociais, o YouTube, o Instagram e o TikTok são as plataformas a que recorrem para orientação.

 

Omnicanalidade

A pandemia catalisou o aumento das compras omnicanais, com o inquérito da McKinsey a mostrar que os consumidores a adotaram completamente. 60% a 70% dos inquiridos está a fazer compras em vários canais para a maioria das categorias relacionadas com o Natal.

Além disso, os consumidores estão preocupados com as ruturas de stock, o que os está a pressionar para fazer compras mais cedo. Com estes desafios pela frente, os retalhistas terão de se esforçar mais para ganhar e manter a fidelidade, indica a consultora. O relatório da McKinsey refere que 62% dos inquiridos disse não ter podido comprar, pelo menos, um produto que desejaria, nos últimos três meses, porque não estava disponível. E, das pessoas que não conseguiram comprar o produto que queriam, 39% trocou de marca, 32% foi para outro retalhista e 13% esperou que o artigo estivesse em stock.

Sonae MC cria curso superior para aumentar competências de colaboradores

Consumidores

Apenas 38% dos compradores leal às marcas no pós-pandemia