Oiça este artigo aqui:
A Reckitt anunciou uma reestruturação de seu portfólio, que inclui a venda de marcas de cuidados do lar, como Air Wick, Mortein, Calgon e Cillit Bang.
Da mesma forma, o grupo britânico anunciou que, relativamente ao seu negócio de nutrição infantil Mead Johnson Nutrition, que inclui marcas como Enfamil e Nutramigen, está a considerar todas as opções estratégicas para maximizar o valor para os acionistas.
Portfólio “core”
Especificamente, o portfólio “core” da Reckitt assentará em marcas como Muciniex, Strepsils, Gaviscon, Nurofen, Lysol, Dettol, Harpic, Finish, Vanish, Durex e Veet. O portfólio também incluirá potenciais futuras marcas líderes,, como Move Free e Biofreeze, e grandes marcas locais, como Lemsip, Airborne, KY, Veja, Jik, Tempra e Jontex.
Esta remodelação também será um passo em direção a uma estrutura de categorias unificada, operada em três geografias: América do Norte, Europa e Mercados Emergentes. Desta forma, a estrutura da Unidade de Negócios Global será eliminada.
A Reckitt explica que esta reestruturação, que estará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025, resulta de uma revisão profunda, realizada ao longo dos últimos nove meses. “Este portfólio simplificado cria a oportunidade de mudar para uma organização mais simples, rápida e eficiente”, indica em comunicado.
Mais eficiência e custos mais baixos
A Reckitt observa que estas alterações permitirão uma redução de, pelo menos, 300 pontos base nos custos fixos, a partir de 2027, para atingir uma base final de custos fixos de aproximadamente 19%, em comparação com os atuais 22%. A empresa espera incorrer em custos extraordinários de reestruturação e transformação estimados durante este período de aproximadamente mil milhões de libras.
As economias virão da simplificação organizacional, do aumento do uso de serviços partilhados, do dimensionamento dos investimentos, da automação e das oportunidades da inteligência artificial generativa.