in ,

“Reciclar é Alimentar” assinala 15 anos com 20 milhões de refeições doadas

Nespresso celebra aniversário do projeto no coração da Yellow Week

Nespresso "Reciclar é Alimentar"

Oiça este artigo aqui:

A Nespresso Portugal está a celebrar 15 anos do projeto Reciclar é Alimentar, uma iniciativa de economia circular que transforma cápsulas de café usadas em refeições para famílias carenciadas. Só em 2025, a Nespresso, que tem vindo a reforçar a sua estratégia de apoio à comunidade local, contribuiu com mais de 2,15 milhões de refeições, num total de 107 toneladas de arroz.

A celebração arrancou com uma ação solidária, em parceria com o Banco Alimentar e a Assistência Paroquial Santos-o-Velho, no dia 27 de março, que envolveu também os colaboradores da Nespresso e garantiu uma refeição a cerca de 400 pessoas apoiadas por esta instituição, tendo como ingrediente principal o arroz doado através do projeto.

 

Reciclar é Alimentar

Desde o início da iniciativa, em 2010, foram doadas mais de mil toneladas de arroz ao Banco Alimentar contra a Fome, garantindo mais de 21 milhões de refeições à mesa de famílias carenciadas, através de 2.600 instituições de solidariedade social em Portugal Continental e ilhas. “O projeto Reciclar é Alimentar é um reflexo do compromisso da Nespresso com a economia circular e o impacto social. Ao longo destes 15 anos, conseguimos transformar um gesto simples, como reciclar uma cápsula de café, num verdadeiro motor de solidariedade. Este marco não só reforça a nossa missão, como nos motiva a continuar a inovar e a criar soluções que beneficiem a sociedade como um todo”, afirma Jaime de la Rica, diretor geral da Nespresso Portugal.

O programa Reciclar é Alimentar fecha o ciclo da sustentabilidade, transformando cápsulas de café usadas em arroz para quem mais precisa. Após a reciclagem das cápsulas pelos consumidores, a borra de café é incorporada num composto orgânico que fertiliza campos de arroz. O arroz produzido é, depois, adquirido pela Nespresso e doado ao Banco Alimentar, contribuindo para o combate à fome em Portugal.

Além do impacto social, o programa promove a economia circular, pois o alumínio das cápsulas, infinitamente reciclável, é reutilizado na produção de novos objetos, como canetas, máquinas fotográficas e bicicletas.

A reciclagem é facilitada através de mais de 250 pontos de recolha, boutiques Nespresso e recolha no momento da entrega de encomendas online.

 

Yellow Week by Nespresso

Este ano, a celebração dos 15 anos do Reciclar é Alimentar acontece no âmbito da Yellow Week by Nespresso, uma iniciativa lançada pela marca em 2024 para destacar o seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão. Sob o mote “Café com Propósito”, a Yellow Week promove a valorização da diversidade e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, incentivando outras marcas e pessoas a fazerem o mesmo.

Esta semana decorre anualmente entre 21 de março e 2 de abril e inclui várias ações e projetos alinhados com a estratégia de impacto social da Nespresso. “Na Nespresso, acreditamos que um ambiente diverso e inclusivo gera inovação e crescimento, tanto para as empresas como para a sociedade”, afirma Teresa Martins, diretora de Recursos Humanos da Nespresso. “A Yellow Week é uma oportunidade para reforçarmos este compromisso, criando impacto real dentro e fora da Nespresso e incentivando outras marcas a criarem o seu caminho”, acrescenta.

No âmbito desta estratégia, a Nespresso reforça o seu compromisso de integrar mais 11 pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento (DID) nas boutiques Nespresso até ao fim do ano. Para reforçar a cultura inclusiva dentro da empresa, serão também lançadas duas formações internas focadas em linguagem inclusiva e multiculturalidade, preparando os colaboradores para um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e acessível a todos.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

InPost Lockers

InPost entregou mais de 1,1 mil milhões de encomendas em 2024

compras online

Mais de metade das compras online dos portugueses são viagens