Niels B. Christiansen
Niels B. Christiansen
in

Receita do Grupo LEGO cresce 2% em 2023

O Grupo LEGO anunciou os resultados referentes ao ano de 2023, em que conseguiu um aumento da receita de 2%, para 65,9 mil milhões de coroas dinamarquesas, e “ultrapassou significativamente o mercado de brinquedos”, aumentando a quota de mercado.

“Estamos satisfeitos com o nosso desempenho, considerando que 2023 teve o mais negativo mercado de brinquedos em mais de 15 anos. Continuámos a crescer na sequência de três anos de crescimento extraordinário e tivemos um forte impulso no último trimestre de 2023. Ultrapassámos significativamente o mercado, aumentando a nossa quota e cimentando o apelo do nosso forte e diversificado portfólio e do LEGO System in Play”, afirma o CEO, Niels B. Christiansen. “Apesar das condições de mercado externas, continuámos a investir para o futuro e fizemos bons progressos em iniciativas digitais, de sustentabilidade e de retalho, que vão permitir o crescimento a longo prazo. Estamos gratos pelos nossos colegas dedicados, que continuam empenhados na nossa missão de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã”.

 

Vendas ao consumidor crescem 4% 

Sem considerar o impacto das taxas de câmbio, a receita cresceu 3% em comparação com 2022.

As vendas ao consumidor cresceram 4%, impulsionadas pelo forte crescimento nos Estados Unidos da América e na Europa Central e de Leste. Por outro lado, verificou-se um declínio na China, devido à conjuntura económica.

O lucro operacional foi de 17,1 mil milhões de coroas dinamarquesas, menos 5% em relação a 2022, devido à aceleração da despesa em iniciativas estratégicas e a alterações nas taxas de câmbio de moeda estrangeira. Sem considerar os efeitos da moeda, o lucro teve uma descida de 2%. O lucro líquido foi de 13,1 mil milhões de coroas dinamarquesas.

A empresa investiu 8,5 mil milhões de coroas dinamarquesas, principalmente em escritórios e fábricas novas e já existentes. Isto teve como resultado um fluxo de caixa livre de 6,9 mil milhões de coroas dinamarquesas.

 

Portfólio de 780 produtos 

O portfólio da empresa foi o maior de sempre, com 780 produtos. À semelhança de outros anos, os novos produtos representaram cerca de 50% do portfólio.

O Grupo LEGO lançou ainda novas experiências, em que se inclui LEGO Fortnite, o primeiro lançamento da parceria com a Epic Games, que visa desenvolver espaços digitais divertidos e seguros para crianças e famílias. LEGO DREAMZzz, o primeiro tema próprio da marca nos últimos cinco anos, foi apresentado no segundo semestre, precedido do lançamento global de uma série transmitida em todas as principais plataformas.

Os temas com melhor desempenho foram uma mistura de IP próprios e de entretenimento, que incluíram LEGO Icons, uma linha para construtores mais crescidos, LEGO City e LEGO Technic, a par de LEGO Star Wars e LEGO Harry Potter.

Em 2023, o Grupo LEGO abriu 147 novas lojas, elevando o total global para 1.031. Continuou também a investir na expansão e atualização da capacidade de fabrico e valências nas suas fábricas na Hungria, México e China e na construção de duas novas fábricas, em Richmond, Virgínia, nos Estados Unidos da América, e Binh Duong, no Vietname.

 

Sustentabilidade

O Grupo LEGO teve um aumento da despesa em iniciativas ambientais de 60% e planeia, até 2025, ver dobrada a despesa anual em comparação com 2023.

A empresa continuou a fazer progressos quanto ao esforço para tornar os produtos mais sustentáveis, incluindo a introdução de sacos feitos de papel e o aumento do uso de matérias-primas mais sustentáveis. Em 2023, 18% de toda a resina adquirida foi certificada de acordo com princípios de balanço de massa, o que se traduz numa média estimada de 12% de fontes renováveis. Em 2024, está previsto continuar a aumentar a quantidade adquirida de resina de balanço de massa.

O Grupo LEGO impactou, por meio de programas de responsabilidade social, 9,8 milhões de crianças, acima da sua meta de 8,8 milhões. Estes incluíram o programa de referência Build the Change, que envolveu mais de dois milhões de crianças em todo o mundo em questões ambientais.

Siga-nos no:

Google News logo

Marketplaces pedem à Comissão Europeia que force a Google a cumprir o regulamento de mercados digitais

Amazon

Amazon ganhou 636 dólares por segundo em 2023, mais do que Alibaba e Pinduoduo combinados