in

Quinta de S. Salvador da Torre Loureiro DOC Vinho Verde 2023 acaba de chegar ao mercado

Quinta de S. Salvador da Torre Loureiro

Em 2022, após alguns meses de negociações com o Grupo Soja de Portugal, a Granvinhos adquiriu a Quinta de S. Salvador da Torre, em Viana do Castelo, firmando o alargamento da sua atuação e presença noutras regiões vinícolas do país.

A quinta, uma propriedade com mais de 400 anos de história e casa senhorial, soma 37 hectares de terreno, dos quais 30 eram de vinha. A sua exploração agrícola era feita em parceria com Anselmo Mendes, modelo que foi e será mantido nos próximos anos, concretizando-se, assim, o primeiro projeto conjunto entre Anselmo Mendes e Jorge Dias, algo que ambos ambicionavam, tendo em conta os 30 anos de amizade que os liga. Cerca de ano e meio depois, eis o primeiro vinho resultante desta parceria: acaba de chegar ao mercado o Quinta de S. Salvador da Torre Loureiro DOC Vinho Verde 2023.

 

Novo vinho

Situada na margem direita do rio Lima, a 10km do oceano Atlântico, a localização privilegiada da Quinta e o seu terroir, com solos estratificados de granito e xisto, oferecem as condições ideias para a produção de vinhos de excelência. Exemplo disso é este Quinta de S. Salvador da Torre Loureiro DOC Vinho Verde 2023: um vinho produzido a partir da casta Loureiro que, no ecossistema deste vale, encontra condições perfeitas para se exprimir na sua forma mais elegante. Na Quinta, a casta Loureiro ocupa as cotas mais elevadas, a cerca de 30 metros de altitude, em terraços levemente inclinados e expostos a sul. A vinha é conduzida em cordão royat unilateral, com enrelvamento e em modo de produção integrada.

O resultado é um vinho verde de cor citrina e reflexos dourados, característica da casta, com aromas florais de laranjeira e jasmim, além de notas cítricas de toranja, num conjunto elegante e delicado. Na boca apresenta textura consistente, com notas salinas e boa acidez, que lhe conferem uma frescura vibrante. Vinho para consumir até ao oitavo ano.

 

Casta Loureiro

Pela mão da Granvinhos, o projeto da Quinta de S. Salvador da Torre passa pelo desenvolvimento do potencial da casta Loureiro. O objetivo é tornar a Quinta e a sua marca referências na região dos vinhos verdes, apostando na qualidade dos produtos, na sustentabilidade ambiental e na valorização do território e do património.

“Acredito no futuro do Vinho Verde e, em particular, das castas Alvarinho e Loureiro, um produto muito bem-adaptado aos no- vos tempos e hábitos de consumo, que necessita, contudo, de ser valorizado pela ligação às respetivas zonas de produção, bem como à dieta atlântica, na qual Portugal tem uma oferta ímpar”, explica Jorge Dias, Diretor-Geral da Granvinhos.

Com um PVP recomendado de 9,49€, o Quinta de S. Salvador da Torre Loureiro DOC Vinho Verde 2023 estará à venda nas principais garrafeiras e restaurantes de todo o país, além da loja online do grupo.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Black Friday publicidade

Publicidade enganosa motiva 48% das queixas sobre a Black Friday

Retail Mind retail parks

Retail Mind desenvolve quatro novos retail parks em Portugal até 2027