in

Quinta da Pacheca impõe-se no sector dos azeites

O azeite Quinta da Pacheca Premium foi galardoado com uma medalha de ouro no Concurso Nacional de Azeites de Portugal, vencendo na categoria de Frutado Maduro.

Apresentando notas de rosmaninho, amêndoa e cacau, o azeite Quinta da Pacheca Premium conquistou os jurados com o seu aroma intenso, volume de boca, persistência e um ligeiro picante no final. O concurso era destinado a distinguir lotes homogéneos de azeite virgem extra, obtido unicamente por processos mecânicos e produzidos na última campanha.

A aposta crescente que a Quinta da Pacheca tem vindo a fazer na produção de azeite é, assim, recompensada, quatro anos após o início deste projeto, em 2014, sendo que as primeiras garrafas chegaram ao mercado em 2016. Na última campanha, a produção na Quinta da Pacheca ascendeu às 17,5 toneladas, esperando-se que este número evolua nos próximos anos.

Nos últimos três anos, foram plantadas algumas dezenas de oliveiras, ao mesmo tempo que se continua o processo de recuperação de outras árvores dispersas pelas propriedades.

O azeite produzido nesta região apresenta características muito peculiares. Segundo o agrónomo Hugo Fonseca, responsável pela produção na Quinta da Pacheca, “o Douro tem um terroir muito próprio, com um inverno frio e um verão quente, o que facilita a produção de azeitona de qualidade”.

Resta referir que é possível encontrar o azeite Quinta da Pacheca Premium nas melhores garrafeiras e lojas gourmet de todo o país. Também em termos de internacionalização, este produto já chega a França, Dinamarca, Bélgica, República Checa ou China.

Publicidade

Sical é o café oficial das Festas de Lisboa 2018

Fula celebra os Santos Populares com uma edição especial