in

Quem são e como compram os Xennials?

Estão situados entre o descontentamento da Geração X e o otimismo dos Millennials. Os Xennial têm entre os 35 e os 40 anos, pelo que este grupo demográfico é formado por aqueles que viveram uma juventude analógica e uma maturidade digital.

Os consumidores desta geração, apesar de não serem nativos digitais – são, de facto, a última geração que recorda a vida antes da Internet -, dominam com facilidade a tecnologia e tiveram que encontrar o seu posto de trabalho em plena crise. Como tal, têm uma grande capacidade de adaptação e vivem o momento.

Segundo dados da vente-privee, estes consumidores fazem um gasto médio mensal pela Internet de cerca de 197 euros e uma cesta média por compra de 74 euros. Montantes que tenderão a aumentar.

Contudo, a geração que mais investe nas compras pela Internet é a Geração X. Com idades compreendidas entre os 41 e os 55 anos, este grupo de consumidores é também chamado de Geração MTV. Responsáveis, comprometidas e preocupadas com o mundo, estas pessoas têm vidas ativas, equilibradas e felizes e dedicam o seu tempo livre à cultura e ao lazer. Fazem um gasto médio mensal de 252 euros e em cada compra investem, em média, 78 euros.

A esta geração seguem-se os Baby Boomers em termos de gastos pela Internet. Estes compradores, com idades entre os 56 e os 70 anos, são seguros de si mesmos, independentes, tradicionalistas e comprometidos com o seu trabalho. Gostam de sentir-se jovens, estar ativos e preocupam-se com a sua saúde. Com um gasto médio mensal de 236 euros, investem 76 euros em cada compra.

Por último, os que menos gastam pela Internet são, de facto, os nativos digitais. Com idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos, os Millennials, ou Geração Y, investem 147 euros e fazem um gasto de 69 euros por compra. Já os consumidores da Geração Z, nascidos no final dos anos 90, fazem um gasto médio mensal de 95 euros e uma compra média de 56 euros.

Os primeiros chegaram à adolescência com a aparição da Internet. Críticos, exigentes, voláteis e conectados, os Millennials preparam-se para trabalhar toda a vida. No caso da Geração Z, nasceram com a chegada do ano 2000, pelo que estão agora a atingir a maioridade. São ainda mais conectados que os Millennials e multiplataforma, gostam de partilhar a sua vida e o seu grande objetivo é o sucesso pessoal.

Os dados da vente-privee indicam ainda que estas gerações exibem padrões distintos de frequência de compra, não obstante a média de 2,6 compras ao mês. Concretamente, a Geração X é a que compra com maior frequência, cerca de 3,3 vezes por mês, o que dá um total de 40 vezes ao ano. Os Baby Boomers, por seu turno, compram 3,1 vezes ao mês e 37 vezes ao ano. Já os Xennials compram 2,6 vezes ao mês e 31 vezes ao ano. Por último, os Millennials fazem 2,1 compras mensais e 25 ao ano e a Geração Z 1,7 compras por mês e 20 anuais.

Quando decidem comprar pela Internet, todas as gerações, com exceção dos mais jovens, privilegiam o período das 9 às 13 horas. Já a Geração Z prefere entre as 19 e as 23 horas. O smartphone é utilizado com meio para comprar sobretudo pela Geração Z (75%), pelos Millennials (74%) e pelos Xennials (715). No caso da Geração X, as compras por dispositivos móveis caem para 59% e nos Baby Boomers para 55%.

Santos & Seixo lança no mercado o primeiro vinho Rosé

Grupo Europac aumenta lucros em 54,6%