in

Quase metade dos executivos confia mais na IA do que em si próprios

A IA generativa está a redefinir a tomada de decisão ao mais alto nível nas empresas

SAP executivos Inteligência Artificial

Oiça este artigo aqui:

A SAP SE divulgou um novo estudo que revela que 44% dos executivos de topo estaria disposto a reverter uma decisão que já tivesse planeado tomar, com base em perspetivas facultadas pela inteligência artificial (IA). Outros 38% confiaria na IA para tomar decisões de negócio em seu nome.

O inquérito “AI Has a Seat in the C-Suite”, realizado pela Wakefield Research e patrocinado pela SAP, inquiriu 300 líderes empresariais nos Estados Unidos de empresas com receitas anuais superiores a mil milhões de dólares. Entre as principais conclusões do estudo destaca-se o facto de 74% dos executivos confiar mais na IA para obter aconselhamento que na opinião de familiares e amigos; 55% dos executivos trabalhar em empresas onde o conhecimento orientado por IA substitui ou, frequentemente, contorna a tradicional tomada de decisão, especialmente em empresas com receitas superiores a cinco mil milhões de dólares; e 48% dos executivos utilizar ferramentas de IA generativa diariamente, enquanto 15% recorre à IA várias vezes por dia.

A maioria das decisões executivas resulta de uma combinação entre dados, intuição e diálogo com pessoas de confiança”, afirma Jared Coyle, diretor de IA da SAP Norte América. “O que estes dados revelam é que a IA já conquistou um lugar neste círculo de confiança”.

 

Inteligência artificial

Para a maioria dos executivos inquiridos (52%), a IA é a ferramenta mais fiável para analisar dados e recomendar decisões. Além disso, 48% confia na IA para detetar riscos ou problemas que não tinham sido previamente considerados, enquanto 47% a utiliza para sugerir planos alternativos. A IA está também a ser amplamente adotada em diversas áreas, como o desenvolvimento de produtos (40%), o planeamento orçamental (40%) e os estudos de mercado (40%).

Os benefícios da IA vão além do ambiente de trabalho: 39% dos executivos afirma que esta tecnologia proporciona um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, 38% relata melhorias no bem-estar mental e 31% diz ter níveis de stress reduzidos.

No entanto, Jared Coyle destaca que muitas empresas ainda enfrentam desafios na construção de uma base de dados fiável, essencial para criar este nível de confiança. O desalinhamento entre as funções de TI e de negócio, as dificuldades de integração entre sistemas e as preocupações com a qualidade dos dados são algumas das principais barreiras. “A única forma de garantir dados empresariais fiáveis para a IA é estabelecer uma camada de dados semântica comum em toda a organização”, explica.

Nesse sentido, Jared Coyle destaca a SAP Business Data Cloud, a mais recente solução de gestão de dados SaaS da SAP, totalmente gerida e projetada para unificar todos os dados SAP e de terceiros dentro de uma organização. Ao interligar e harmonizar os dados de forma mais ágil do que nunca, o SAP Business Data Cloud permite tomadas de decisão mais rápidas e impactantes, impulsionando uma IA mais fiável.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

The Glenrothes

The Glenrothes relança a sua marca no mercado português

Vinhos do Alentejo presidente

Luís Sequeira preside Vinhos do Alentejo