Ao contrário de muitas aplicações chinesas que não conseguiram ter sucesso fora da China, o TikTok transformou-se numa das mais populares do mundo, com mais de 1,5 mil milhões de utilizadores. No entanto, após anos de sucesso, ocasionalmente interrompido por controvérsias sobre a privacidade dos dados, enfrenta agora uma potencial proibição no seu segundo maior mercado, os Estados Unidos, que a maioria dos norte-americanos parece aprovar.
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, quase 50% dos norte-americanos apoia uma potencial proibição do TikTok.
49% da Geração Z e dos Millennials
O TikTok conseguiu entrar no mercado internacional através da aquisição do Musical.ly, em 2017, por mil milhões de dólares. Isto acrescentou 80 milhões de utilizadores, na sua maioria norte-americanos, que o TikTok importou para a sua plataforma.
Embora a plataforma de vídeo de formato curto já tenha enfrentado várias controvérsias de proibição, incluindo as da Índia e do Paquistão em 2019, os Estados Unidos tornaram-se o segundo maior mercado, atrás da sua terra natal, a China, o que torna o cenário potencial de proibição dos muito pior. No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promulgou uma lei que obriga a empresa-mãe do TikTok, a ByteDance, a alienar o braço norte-americano da sua popular plataforma no prazo de 270 dias ou será proibida de operar nos Estados Unidos. Isto ajudaria o TikTok a cortar quaisquer laços entre a sua atual empresa-mãe e o governo chinês, que alegadamente abusa da plataforma para vigiar e influenciar o público norte-americano de uma forma que “representa uma ameaça para a segurança nacional”.
Embora esta medida tenha desencadeado um debate aceso sobre a desinformação política, a privacidade dos dados e a dinâmica de poder entre os Estados Unidos e a China no mundo digital, parece que um em cada dois norte-americanos aprova uma potencial proibição do TikTok. De acordo com um inquérito recente do YouGov e da The Economist, 49% dos adultos norte-americanos aprova a medida do presidente Biden e apenas 28% é contra a potencial proibição do TikTok.
Analisando os diferentes grupos etários, os inquiridos mais velhos são mais propensos a aprovar uma potencial proibição do TikTok. Mas, curiosamente, 49% da Geração Z e dos Millenials também aprova esse cenário. As estatísticas também mostraram que dois terços dos republicanos concordam com a possível proibição. Ao mesmo tempo, os eleitores democratas estão quase igualmente divididos sobre a questão, com 40% dos entrevistados a favorecer uma ação legislativa contra o TikTok e a sua empresa-mãe.
170 milhões de utilizadores
O TikTok conta com quase 170 milhões de utilizadores norte-americanos. A Indonésia é seu o segundo maior mercado internacional, com cerca de 126 milhões de utilizadores, seguindo-se o Brasil com quase 99 milhões de utilizadores.