in

Quanta Terra lança Phenomena 2022

O Phenomena Rosé 2022, um vinho monovarietal produzido a partir da casta Pinot Noir, plantada no planalto de Alijó, acaba de chegar ao mercado, “dando continuidade ao sucesso registado em anteriores edições”.

Produzido sob orientação dos enólogos da Quanta Terra, Celso Pereira e Jorge Alves, são apenas disponibilizadas 6.500 garrafas, com um valor aproximado de 27 euros, de um vinho pensado para as gerações mais jovens, “os Millenials e os Centenials, bem como para experientes apreciadores de vinhos raros, por inspirar urbanidade, sofisticação, luxo e valor estético (cor provençal e packing)”, adiantam os seus mentores.

O Phenomena é um dos vinhos “especiais” que descansa no recuperado edifício da antiga destilaria da Casa do Douro, em Favaios, hoje Espaço Quanta Terra. Para Jorge Alves, “o processo de produção foi desenhado a pensar nos aficionados de vinhos fora da caixa, que experimentam visões diferentes da região e das castas cultivadas, que buscam o carácter único e urbano de especialidades e que nos levam a pensar a enologia a cada vindima que se aproxima”.

 

Elegância do Pinot Noir

Além da casta originária, situada a 600 metros de altitude, todo o processo de produção do Phenomena Rosé 2022 é peculiar. Desde a vindima precoce para manutenção dos equilíbrios álcool (moderado) e frescura cintilante, colheita manual, triagem das uvas, prensagem ligeira, fermentação parcial (50%) em barricas de carvalho francês e engarrafamento em março para preservação dos aromas primários.

“A elegância deste brilhante rosé, de aroma complexo e paladar elegante, que se distingue pela mineralidade, coloração ligeira, de estrutura linear e de belíssima concentração, próprios da casta Pinot Noir, imprimem uma textura firme e sofisticada ao Phenomena Rosé, o que o distingue dos outros vinhos rosés da mesma região”, adianta, por sua vez, Celso Pereira.

 

Estágio

No total, foram necessários sete meses até o Phenomena estar disponível para os apreciadores.

Pela complexidade, pela estrutura firme linear e acidez alegre, quem preferir pode optar por guardá-lo e deixá-lo envelhecer mais dois ou três anos.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Vinhos e Sabores dos Altos

Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos discute impacto das Alterações Climáticas no Douro

Indústria 4.0

Inteligência artificial: como a logística e o e-commerce se estão a adaptar à evolução tecnológica