in

Quanta Terra eleita Best of Wine Tourism 2023

Quanta Terra fachada exterior

De um total de 545 candidaturas recebidas, os prémios Best Of Wine Tourism 2023 elegeram o Espaço Quanta Terra, em Favaios, como um dos 11 melhores projetos de enoturismo a nível mundial, na categoria de Arte e Cultura. Um reconhecimento que atesta “o enorme potencial e qualidade do espaço recuperado da antiga destilaria da Casa do Douro, de 1934”.

A entrega dos prémios acontece já no próximo dia 22 de fevereiro, numa cerimónia que terá lugar no Museu do Carro Elétrico, no Porto, e que contará com personalidades representantes das cidades-membro das Great Wine Capitals e “hosted buyers”.

A forma como a antiga destilaria, com 90 anos, situada na região do Douro vinhateiro, foi recuperada e preservada, sobretudo no que concerne às antigas cubas de armazenamento de aguardente, pela mão do arquiteto Carlos Santelmo, terá sido um dos grandes facores para a atribuição do prémio Best of Wine Tourism 2023 ao Espaço Quanta Terra, marca de vinhos portuguesa, fundada por Celso Pereira e Jorge Alves. Por ocasião, o espaço tinha também em exibição uma exposição da artista Joana Vasconcelos, que poderá também ter, eventualmente, contribuído para esta distinção, quer a nível regional como mundial.

 

25 anos de Quanta Terra

Com 25 anos de marca Quanta Terra, os dois mentores compraram a destilaria, em 1999, para fazer a adega. Com o desenvolvimento do projeto de arquitetura, perceberam o potencial do espaço e a envolvência da arte passou a fazer parte da dinâmica.

Também a inovação, originalidade e o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região potenciado pelo espaço foram avaliados e “terão conquistado nota positiva para a atribuição de tão prestigiado lugar no Best of Wine Tourism 2023”, avança a marca em comunicado.

A categoria de eleição – Arte e Cultura – distingue as adegas enquanto espaços culturais e artísticos de relevo, na forma de exposições temporárias ou permanentes, coleções de arte, museus ou eventos específicos.

 

Concurso promovido pela Great Wine Capitals

De referir que em causa está um concurso promovido pela plataforma Great Wine Capitals em 11 das mais prestigiadas regiões vitivinícolas do mundo. Portugal é representado pelo Porto, com candidatos de um “cluster” das regiões Douro/Porto e Vinhos Verdes.

Além das entidades premiadas e das diferentes entidades e instituições representativas do sector, a entrega de prémios Best Of Wine Tourism 2023 tem também confirmadas as presenças dos representantes das cidades-membro da plataforma Great Wine Capitals, de jornalistas nacionais e estrangeiros e ainda “hosted buyers”, que estarão no Porto nessa altura, no âmbito da participação na Wine & Travel Week.

Nestlé_Campanha 100 anos

Nestlé Portugal sorteia 1.000 euros por 100 famílias

sector vitivinícola

Essência do Vinho – Porto regressa ao Palácio da Bolsa entre 23 e 26 de fevereiro