in , , , ,

Qualidade/preço e proximidade determinantes na eleição de uma loja

A relação qualidade/preço, a proximidade e a qualidade dos produtos são os três principais motivos tidos em conta pelos consumidores para escolher a loja onde fazem as suas compras, segundo um estudo da Kantar Worldpanel em Espanha.

A crise deixou o “shopper” mais exigente e atento a outros fatores que não só o preço. De facto, 2,4% deixaram de comparar os preços nas cadeias, o que faz com que a percentagem de consumidores que adotam esta prática tenha descido dos 57,3% de 2014 para os 54,9% em 2015. Os “shoppers” estão mais atentos a predicados como a qualidade dos frescos ou a possibilidade de fazer todas as compras no mesmo lugar, os fatores de eleição de uma loja que mais cresceram no último ano.

O estudo revela, ainda, que o canal online continua a ter uma presença reduzida na cesta de compras, não obstante ter verificado um ligeiro crescimento, de 0,8% para 0,9%. Mesmo assim, as compras através da Web são três vezes maiores que nas lojas físicas. O gasto médio offline está situado em 20,3 euros, ao passo que online é de 55,9 euros.

Publicidade

Publicidade

Mango abre loja na Amazon

Oliveira da Serra apresenta 1ª colheita 2015/2016