in , , , ,

Quais são as 25 maiores inovações no grande consumo no mercado europeu?

Foto Shutterstock

A Nielsen BASES, área de análise de inovação de produto, revelou a sua mais recente lista “Top 25 Breakthrough Innovations”. O relatório destaca inovações de produto lançadas no mercado europeu em categorias de bens de grande consumo que foram bem-sucedidas no sector do retalho, tendo por base resultados analisados pela consultora.

Alguns dos fatores comuns a potenciar a inovação entre os vencedores deste ano estão relacionados com marcas que demonstram capacidades excecionais, não apenas de conquista de quota de mercado e crescimento, mas também de implementação de estratégias específicas de inovação. Estas marcas foram bem-sucedidas porque escutaram os seus consumidores, exploraram o design de embalagem e alcançaram a excelência em processos de venda. As inovações abrangem desde iniciativas de curta duração a produtos relacionados com tendências de procura por opções saudáveis de consumo e mesmo produtos orientados a nichos de público, destinados a melhorar a relação e a interação com determinados tipos de consumidores. Outras marcas estão focadas em apelar a premium shoppers, por exemplo. “No mercado dos bens de grande consumo, a pressão sobre os responsáveis de marketing para inovar e disponibilizar uma oferta única e diferenciadora é elevada”, afirma Cristina Rojo, Innovation Business Partner da Nielsen. “Os comportamentos e necessidades dos consumidores têm vindo a alterar-se, ao longo do tempo, evoluindo com o surgimento do e-commerce, das marcas próprias e da exposição a plataformas digitais, que permitem às marcas adotarem uma mensagem personalizada. Esta enorme competição para atrair a atenção do consumidor tornou a inovação de produto num desafio para as empresas de bens de grande consumo.”

A inclusão na lista “Top 25 Breakthrough Innovations” da Nielsen inclui requisitos de diferenciação, relevância e resiliência e avalia o modo como as marcas empregam um conjunto alargado de estratégias que as tornam bem-sucedidas. “A inovação bem-sucedida pode adotar formas distintas. Algumas podem ser disruptivas, ao passo que outras podem ser lançadas para contrapor pressões competitivas ou com o propósito de potenciar uma tendência de consumo emergente. Algumas destas marcas desafiaram a noção tradicional de sucesso e encontramos hoje, a nível europeu, histórias extraordinárias de inovação que nascem da aplicação de diferentes abordagens a um problema de negócio,” acrescenta Cristina Rojo.

Os produtos incluídos nesta lista são reconhecidos pela inovação e pelo crescimento que trouxeram às suas respetivas categorias.

Produto Empresa País
Bon Pari Koshmariki Nestlé Rússia
Buitoni La Sfoglia Rotonda Senza Glutine Nestlé Itália
Buongrano Mulino Bianco Barilla Itália
Cadbury Roundie Mondelēz International Reino Unido
Couches Lotus Baby Essity França
Danissimo Shake & Go Danone Rússia
Diet Pepsi Wild Cherry PepsiCo Rússia
Diplomatico Mantuano Destilerías Unidas S. A. (DUSA) França
Epica Protein Yogurt Ehrmann Rússia
Felix Doubly Delicious Dry Cat Food Nestlé Purina Rússia
Heineken 0.0 Heineken França
Herta Le Bon Paris Conservation Sans Nitrite Nestlé França
Ichnusa Non Filtrata Heineken Italia S.p.A. Itália
Judith Williams Cosmetics Judith Williams Alemanha
Knoppers NussRiegel Storck Alemanha
L’OR Classique Jacobs Douwe Egberts B.V. Reino Unido
Ladron de Manzanas Cider Heineken Espanha
Lenor 3in1 Pods Procter & Gamble Alemanha
Lenor Inspiré par la Nature Procter & Gamble França
M&M Bâtonnets Mars Wrigley Confectionery França
Magnat Champagne & Strawberry Unilever Rússia
Maybelline Superstay Matte Ink L’Oréal Espanha
Nature Valley Bars General Mills Reino Unido
Oral-B Répare Gencives et Émail Procter & Gamble França
Perwoll Care & Refresh Henkel Alemanha
Purina Gourmet Gold Tortini Nestlé Purina Itália

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Seniores, o target do futuro

logística

E-commerce impacta a procura de infraestruturas logísticas em Portugal