Máquina_Novo Verde
in

Projeto piloto da Novo Verde recolheu mais de 500 mil garrafas de bebidas PET

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem, celebrou um ano do projeto piloto Reciclar a Valer +, uma ação de sensibilização que consiste numa máquina de venda reversa que entrega vales de desconto em troca de garrafas de bebidas PET.

Estabelecida na loja Pingo Doce da Malveira, esta iniciativa permitiu recolher, num ano, mais de 500 mil garrafas de bebidas PET, o que equivale a mais de 13 mil quilogramas deste tipo de resíduo de embalagem.

Aos consumidores que aderiram ao projeto piloto e que depositaram as suas garrafas PET, foram entregues vales de desconto no valor total de cerca de 20 mil euros.

 

Estratégia Europeia para os Plásticos

Este projeto surge como uma forma de serem melhoradas as taxas de recolha dos resíduos de embalagem PET, mas também como um teste sobre o comportamento da população perante este tema. Estes números são indicadores que reunir a mensagem de sensibilização a um sistema de recompensas para o consumidor pode ser uma fórmula para o sucesso no compromisso de metas e, acima de tudo, em nome do ambiente”, afirma Ricardo Neto, presidente da Novo Verde.

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, bem como na Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens deste material, colocadas no mercado da União Europeia, deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis até 2030.

As garrafas de plástico de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou de outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha e, logo, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.

O projeto piloto Reciclar a Valer+ é uma iniciativa da Novo Verde em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo – Tratamento de Resíduos Urbanos Sólidos Urbanos.

Soluções digitais possibilitam acesso a uma vida mais saudável

Seixo Amarelo vinho Intermarché

Colinas do Douro criam vinho exclusivo para o Intermarché