Turma Imbatível
in

Programa educativo do Lidl já impactou mais de 100 mil alunos e 720 escolas

No ano letivo de 2020/21, mais de 13 mil alunos e 112 escolas receberam o programa Turma Imbatível, contribuindo para a melhor compreensão de conceitos como a alimentação sustentável, a economia circular e o consumo responsável, temas alinhados com o currículo nacional de Cidadania & Desenvolvimento e com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Através de um jogo de tabuleiro organizado por quatro áreas correspondentes às fases da cadeia de valor (Produção, Transporte, Loja e Consumo em Casa) com 70 perguntas e desafios, complementado com vídeos e materiais didáticos, os alunos do 1º ciclo foram desafiados a saber mais sobre o Planeta, sobre sustentabilidade e alimentação saudável. Devido ao contexto pandémico, a Turma Imbatível foi redesenhada para levar às escolas um jogo de tabuleiro gigante, num formato simples e prático que os professores implementaram em sala de aula ou no recreio, envolvendo as crianças, numa atividade divertida e em segurança, através de desafios que despertaram a curiosidade e promoveram o trabalho em equipa.

Consumir alimentos de forma equilibrada, tendo em conta as necessidades nutricionais, mas também a preservação do Planeta; como combater o desperdício alimentar ou a importância de reutilizar e reciclar, foram alguns dos ensinamentos que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico aprenderam com o projeto Turma Imbatível. De forma divertida e através de mensagens simples e eficazes, as crianças apreenderam uma série de comportamentos que deverão integrar no seu dia-a-dia, na escola e em casa.

 

Turma Imbatível

Desde 2011, o programa educativo Turma Imbatível impactou mais de 100 mil alunos do 1º ciclo e ensinou os mais novos a cuidar melhor da sua alimentação e do Planeta.

Desenvolvido pelo Lidl, com o apoio da Direção-Geral da Educação e Direção-Geral da Saúde, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, o programa Turma Imbatível contribuiu diretamente para a melhor compreensão da produção alimentar e adoção de estilos de vida sustentáveis pelas crianças e, simultaneamente, em contexto de pandemia, reforçou a importância da socialização entre crianças e da interação do professor com os alunos, após a abertura das escolas que estavam em regime digital, fomentando a aprendizagem saudável e didática.

Neste próximo ano letivo, que se inicia já este mês, e dando continuidade ao programa educativo junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Lidl irá regressar às escolas com o projeto “Turma Imbatível” de forma a levar às escolas nacionais de norte a sul do país, as mensagens de sensibilização sobre estilos de vida sustentáveis.

Re.Love

Freeport abre primeira loja de moda inteiramente dedicada à sustentabilidade

"Portugal Sou Eu"

“Portugal Sou Eu” com artesãos na FIA