A multinacional norte-americana Procter & Gamble (P&G) já começou a preparar a venda do seu negócio de beleza à empresa Coty, no valor de 12.500 milhões de dólares (11.200 milhões de euros), que foi anunciado no ano passado.
A empresa confirmou que iniciou medidas para separar os seus negócios de fragrâncias, cosméticos, coloração e beleza profissional, bem como uma gama selecionada de marcas de cuidados com o cabelo.
De acordo com a proposta de venda, a P&G irá transferir os ativos e passivos da divisão de Beauty Brands para a sua filial Galleria, uma entidade criada especificamente para facilitar a operação. Após a conclusão dessa transferência, a Galleria vai fundir-se com uma subsidiária da Coty e a empresa resultante vai-se tornar parte da própria Coty.
Os acionistas da P&G terão a possibilidade de trocar as suas ações por valores da Galleria, que se tornarão títulos da Coty uma vez que a fusão seja concluída.
No total, existem 43 marcas transferidas na operação, incluindo marcas como Wella ou CoverGirl. O volume de negócios anual destas marcas ascendeu a 6.000 milhões de dólares (cerca de cerca de 5.375 milhões de euros), representando mais do dobro das vendas de Coty.