in

Primark abre a sua 400.ª loja

Foto Wozzie/Shutterstock

A Primark acaba de abrir a sua 400.ª loja na Sicília, em Itália. A retalhista internacional tem percorrido um longo caminho desde que abriu sua primeira loja, em 1969, em Dublin, na Irlanda.

Desde então, a empresa emprega mais de 70 mil pessoas, com mais de 170 nacionalidades, nas suas 400 lojas, presentes em 14 países.

 

Primark

O nome Primark vem da palavra italiana Prima, que significa primeiro. O fundador Arthur Ryan adorava a língua italiana e queria que o negócio deixasse a sua “marca”. Daí nasceu a marca Primark e, por isso, é justo que a sua 400.ª loja seja sediada, precisamente, em Itália.

A Primark é conhecida como Penneys, na Irlanda, mas tornou-se conhecida em todo o mundo como Primark, depois de surgir um problema com o registo da marca Penneys, que não podia ser usada fora da Irlanda. A Penneys já tinha tantos seguidores leais que o nome foi mantido na Irlanda.

A loja de Birmingham não só é a maior da Primark, como também detém o título de maior loja de retalho de moda do mundo no Guinness World Records, já que ocupa cinco andares e tem 14.761 metros quadrados.

A Primark oferece 1.579.351,68 metros quadrados de espaço de retalho em 400 lojas, o mesmo tamanho de 210 campos de futebol

A Penneys foi o primeiro grande retalhista na Irlanda a vender preservativos, no início da década de 1990. Até então, só podiam ser comprados em farmácias ou através de profissionais de saúde.

O retalhista tem grandes planos de expansão: nos próximos cinco anos, a Primark abrirá, pelo menos, 130 novas lojas, elevando o seu número total para 530 em todo o mundo.

 

Oferta

Em 2019, a Primark expandiu a sua oferta ao incluir estúdios de beleza e salões de cabeleireiro em algumas das suas lojas. No ano passado, foram feitos mais de três mil cortes de cabelo, pintaram-se 54 mil mãos mãos e arranjaram-se 70 mil sobrancelhas aos seus clientes.

Apesar da Primark estar mais concentrada nos seus próprios produtos, testou uma parceria de licença global com a Disney, em 2011. Hoje, a licença de roupa é uma parte próspera da sua oferta, incluindo parcerias com marcas como a Warner Brothers, a Universal, a Nickelodeon e a Netflix.

O Programa de Algodão Sustentável da Primark, que começou em 2013, é agora o maior programa de cultivo de algodão sustentável na indústria da moda e já formou mais de 160 mil agricultores em métodos de cultivo sustentáveis.

 

Curiosidades

Apesar da Irlanda ser conhecida por ter um clima húmido, a Primark vende mais guarda-chuvas em Espanha do que na Irlanda.

Em contrapartida, os irlandeses levam o Natal muito a sério e a loja Penneys na Rua O’Connell, em Dublin, teve uma loja dedicada ao Natal durante todo o ano, na década de 90.

Quando as lojas reabriram no Reino Unido, em junho de 2020, após o primeiro confinamento, foram comprados 800 mil conjuntos de pestanas falsas no primeiro mês de reabertura.

A loja Primark Manchester é o berço do primeiro Central Perk Café com o tema Friends do Reino Unido, que é uma réplica exata do famoso café da série televisiva.

Existem muitos fãs de desporto na Primark. A marca foi patrocinadora inicial do agora lendário proprietário da equipa do Grande Prémio de Fórmula 1, Eddie Jordan, e também foi a patrocinadora principal do famoso Ireland Italia ’90 e USA ’94 World Cup soccer teams. Esta ligação ao desporto mantém-se até aos dias de hoje, com novas colaborações com a NFL e NBA, refletindo o seu novo modelo de loja nos Estados Unidos.

Publicidade

Panidor

Panidor lança Puffs

Lindor

Lindt & Sprüngli apresenta nova gama Lindor para o Natal