Oiça este artigo aqui:
Ao fim de 11 edições completas em Portugal,o Prémio Cinco Estrelas atravessa a fronteira e chega agora a Espanha. Esta decisão estratégica resulta de uma vontade em consolidar o reconhecimento da marca também a nível internacional, bem como de responder à crescente procura por parte de empresas presentes nos dois mercados.
A proximidade geográfica, culturas similares e dimensão do mercado espanhol (uma população superior a 47 milhões de pessoas), foram fatores decisivos para esta decisão, assim como a riqueza e diversidade económica, tendo em conta a possibilidade de adaptação da metodologia a qualquer setor de atividade. Espanha é reconhecida pela sua economia diversificada e competitiva, com especial atenção para o turismo, tecnologia, alimentação e serviços.
Para Débora Santos Silva, cofundadora do Prémio Cinco Estrelas, “este é o passo inevitável e consciente de um projeto que se expandiu ao longo de quase doze anos e que se tornou numa referência nacional, entre marcas regionais, mas também junto de grandes empresas, multinacionais que reconhecem a importância desta chancela e que terão, agora, oportunidade de se candidatar em Espanha. É um grande desafio, pela dimensão do mercado e suas especificidades, o que nos deixa ainda mais entusiasmadas. Por outro lado, a aceitação do mercado espanhol será um indicador de que não temos de nos cingir apenas à Península Ibérica”.
Já Ana Lourenço, igualmente cofundadora do Prémio Cinco Estrelas, considera que “esta entrada em Espanha visa alavancar o Prémio Cinco Estrelas, para uma dimensão mais ampla. Será uma oportunidade para retirarmos ensinamentos e aumentar as competências da nossa equipa. Também nos colocaremos à prova, pois sabemos da necessidade de criar de raiz a marca, a qual, embora catchy, exigirá os devidos ajustes, por via de uma estratégia de branding, marketing e comunicação que chegue ao nosso público em Espanha”.
Metodologia será replicada no país vizinho
A metodologia não sofrerá alterações significativas, pois continuará a avaliar os cinco grandes critérios que influenciam a decisão de compra dos consumidores de qualquer setor de atividade; ou seja, Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Recomendação, Confiança na marca e Inovação. Existirão naturais ajustes, para que a adaptação a um mercado de dimensão bem superior, como o espanhol, corra da melhor forma – em especial, na dimensão das amostras dos estudos.
Tal como em Portugal, para cada categoria de consumo serão identificados atributos específicos, os quais poderão ser diferentes quando comparados os dois mercados, de acordo com os resultados alcançados nos estudos de cada categoria em Espanha. É, também, provável, que o Prémio Cinco Estrelas em Espanha avalie categorias diferenciadas, em comparação a Portugal. A sua diversidade e dinâmica para isso apontam. De referir que a metodologia Cinco Estrelas tem a flexibilidade necessária para ser aplicada e adaptada a quaisquer setores de atividade.