in

Preços praticados em Portugal abaixo da média europeia

O preço médio dos bens de consumo e serviços em Portugal está abaixo da média da União Europeia, de acordo com os dados do Eurostat e que se referem a 2017.

Mas há alguns produtos em que Portugal se destaca por ter preços mais elevados. É o caso da eletrónica de consumo e o equipamento de transporte privado, onde o nível de preços praticados em Portugal é o segundo e terceiro mais elevados da União Europeia, respetivamente.

No caso dos alimentos e bebidas não alcoólicas, o nível de preços praticado em Portugal não se desvia tanto da média europeia que justifique o seu destaque quer pela sua inflação, quer pela sua deflação. Nesta categoria, tal como a nível global, é na Dinamarca que a cesta de compras é mais cara, custando mais do dobro de países como a Polónia e a Roménia.

Considerando produtos como as frutas e legumes, o leite, o queijo, os ovos, a carne e o peixe, e através da análise aos preços em mais de 2.400 pontos de venda na União Europeia, o Eurostat conclui que os preços mais elevados são encontrados na Dinamarca, seguindo-se a Suécia e a Áustria. Já os preços mais baixos para os alimentos e bebidas não alcoólicas estão na Roménia, Polónia e Bulgária.

Considerando as bebidas alcoólicas e tabaco, o nível de preços mais elevado é praticado na Irlanda, Reino Unido e Finlândia, ao passo que o mais baixo é o da Bulgária, Roménia e Hungria.

Dona da 7-Eleven aposta em lojas móveis autónomas

“Estamos a tentar ser um pouco o motor da viragem relativamente a esta vertigem promocional”