SUV cars in a row. Used car sales
Imagem: Shutterstock
in

Preço médio de veículos usados desce no 1.º semestre de 2023

O preço médio de venda ao público de carros usados em Portugal registou um decréscimo nos veículos com menor antiguidade. Nos primeiros seis meses deste ano, o preço médio das viaturas com um a dois anos diminuiu 8% e, no caso de veículos com três a quatro anos de idade, o decréscimo é de 11%.

Uma tendência diferente da registada nos veículos com maior antiguidade, cujos preços médios revelam uma maior estabilização. Para este fenómeno terá contribuído o incremento da disponibilidade de veículos mais recentes, que, em virtude de uma maior oferta, poderá estar a conduzir a um ajuste em baixa dos respetivos preços médios.

A conclusão é da Carmine.pt, plataforma de compra e vendas de automóveis da Santander Consumer Services. Além da estabilização do preço médio, registou-se, entre fevereiro e junho deste ano, uma descida do preço médio dos carros a gasolina (-1,1%) e elétricos (-6,1%) e a subida do preço médio das viaturas a diesel (+0,9%) e híbridos (+7,9%).

 

SUVs mais pesquisados

As opções dos consumidores portugueses no momento de adquirir uma viatura usada ficam patentes nos critérios valorizados na pesquisa online. De acordo com os dados recolhidos pela Carmine.pt, o SUV é a tipologia de viatura mais pesquisada, com 31%, seguida de carrinhas (18%), comerciais (15%), citadinos (12%) e pequenos (8%).

Já no que diz respeito à tipologia de combustível, as viaturas movidas a diesel (55%) são as mais pesquisadas, seguidas por gasolina (26%), elétrico (11%) e híbrido (8%).

Relativamente à tipologia de combustível dos veículos em stock, constata-se que 66% são viaturas movidas a diesel, 27% a gasolina, 5% elétricos e 2% híbridos. Ainda assim, olhando para o comportamento do mercado nos últimos seis meses, verifica-se uma maior taxa de crescimento das viaturas elétricas (40,1%) e híbridas (33,5%), enquanto os carros a diesel e gasolina registaram taxas de crescimento de 4,3% e 9,8%, respetivamente. Os automóveis elétricos e híbridos representaram cerca de 7% da oferta da Carmine.pt em junho de 2023

“Os números dados a conhecer pela Carmine.pt espelham a realidade vivida no mercado nacional. Ao mesmo tempo que se tem assistido a um reforço da oferta de veículos usados disponíveis, também ajudada pelo facto de ter havido alguma retoma na entrega de veículos novos, que retira alguma pressão no mercado de usados, verifica-se que existe uma maior procura por veículos de uma gama mais elevada, como o SUV, e com menor antiguidade. Por outro lado, apesar de haver um reforço da oferta de veículos híbridos e elétricos, subsiste uma procura mais evidente por viaturas movidas a diesel”, analisa Miguel Mendes, diretor da Carmine.pt.

 

Seis meses de balanço positivo

Lançada a 25 de janeiro, a Carmine.pt resulta da junção da experiência no mercado português do autocompraevenda.pt, adquirido pela Santander Consumer Services, ao conhecimento acumulado de outras plataformas do Grupo Santander especializadas no sector automóvel, como são os casos da líder brasileira Webmotors.com.br e da espanhola Coches.com.

“O balanço destes primeiros seis meses é, claramente, positivo. Desde a primeira hora que nos temos afirmado como um dos maiores marketplaces de carros de Portugal, com um posicionamento assente na oferta ao consumidor de uma alternativa atrativa e inovadora, assente nas melhores práticas desenvolvidas pelo Grupo Santander nutras geografias”, afirma Miguel Mendes.b “O projeto está a ser bem acolhido pelo mercado, quer pelo consumidor final, quer pelos profissionais. Este período foi marcado pelo desenvolvimento de novas funcionalidades da plataforma e pela criação de notoriedade da mesma. Seis meses após o lançamento, a @Carmine.pt alcançou já cerca de 23 mil anúncios de profissionais do comércio automóvel. A geração de ‘leads’ de interessados em compra de viaturas para os profissionais que trabalham connosco foi também em crescendo superando as nossas expectativas iniciais”, conclui o diretor da Carmine.pt.

 

Aquisições

Para além da plataforma Carmine.pt, a Santander Consumer Services adquiriu a empresa PDC Digital, proprietária do site autocompraevenda.pt e de soluções tecnológicas especificamente pensadas para o comércio automóvel.

 

Siga-nos no:

Google News logo

El Corte Inglés É um Sorvete

El Corte Inglés lança sorvete feito com “fruta feia” e de cariz solidário

Vadia

Cerveja Vadia apresenta nova imagem e nova cerveja