in

Preço e a variedade são o que mais interessa na hora de comprar

73% dos portugueses compram, em média, em três supermercados/hipermercados. A grande maioria (85%) tem no preço o principal fator de escolha do local onde faz compras.

Adicionalmente, e praticamente com a mesma importância, o conforto e a experiência de compras (77%) e o sortido dos produtos que encontram no supermercado/hipermercado (também com 77%) são os segundos aspetos mais valorizados pelos portugueses na escolha do local onde vão fazer as suas compras.

Estes são dados do estudo da in-Store Media “Observatório Shopper Experience”, que revela ainda que a maioria dos inquiridos (86%) prefere pagar menos por um produto e que valoriza a insígnia com as melhores promoções nas marcas da sua preferência ou onde encontra a generalidade dos produtos mais baratos (85%). Poupar sem ter que renunciar às marcas de que gosta (83%) e encontrar facilmente as promoções (82%) são outras qualidades que os portugueses prezam no supermercado/hipermercado onde fazem as suas compras.

Já no que concerne ao conforto e à experiência no ponto de venda, o consumidor português quer, acima de tudo, encontrar sempre o que procura de forma fácil e célere (85%), quer fazer as compras rapidamente e sem filas (83%) e comprar tudo num único sítio (81%), assim como ter empregados amáveis e prestáveis (81%). 

Nos atributos ligados ao sortido, as duas variáveis mais importantes são encontrar nas cadeias de supermercados produtos frescos, tão bons como os do mercado ou das lojas de bairro (76%) e comprar as marcas e a variedade de que mais gostam (73%).

Por último, o estudo identifica que é dada importância à responsabilidade social, com 70% dos portugueses a quererem, em primeiro lugar, perceber como as cadeias de supermercado tratam os empregados e se se preocupam com o seu bem-estar. Querem também comprar em pontos de venda que estão atentos às questões do meio ambiente (67%) e sentir que a compra que fazem ajuda a economia local da sua zona/região/país (66%).

Apenas 9% dos portugueses faz compras de supermercado online. Neste tipo de compra, quase todos os atributos da loja online têm praticamente o mesmo peso para o consumidor português. Do top 5 de argumentos apontados pelos inquiridos para a decisão de comprar online constam receber todos os produtos em bom estado (89%), o website ser fácil e intuitivo (86%), encontrar na loja online as mesmas promoções que existem na loja física (86%), receber os produtos pontualmente (84%) e receber produtos com data de validade alargada (84%).

Grupo Jerónimo Martins lança novo site exclusivamente dedicado ao talento jovem

José Maria da Fonseca Distribuição comercializa vinhos do Monte da Ravasqueira