in

Portugueses preferem fins-de-semana para fazerem compras nos centros comerciais

Foto Shutterrstock

Três dias – sexta-feira, sábado e domingo – representam cerca de 50% da faturação nos centros comerciais, o que revela a preferência dos consumidores portugueses por frequentar estes espaços comerciais ao fim-de-semana, indica um estudo realizado pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) realizado durante este mês de junho.

O domingo é responsável por 17% da faturação dos centros comerciais. Apesar de representar um aumento em relação ao mesmo período de 2019, há muito que os portugueses elegem o domingo como um dos seus dias preferidos para fazerem compras.

O estudo revela ainda que, nos dias de semana, cerca de um terço das compras (32%) é realizado depois das 18 horas, valor que sobe para cerca de 40% se se analisar apenas o sector da restauração dos centros comerciais. O estudo indica que ao fim-de-semana, 20% da faturação no sector da restauração ocorre entre as 20 e as 22 horas.

 

Supermercados

No que diz respeito aos horários de eleição para compras em supermercados, a análise deteta um comportamento distinto nos dias úteis e nos fins-de-semana. É no período pós-laboral dos dias de semana, entre as 18 e as 20 horas, que os portugueses preferem fazer as suas compras, correspondendo a cerca de 35% do montante de faturação registado ao longo do dia, enquanto, ao fim-de-semana, o horário preferencial é entre as 11 h e as 13 horas.

Depois da pandemia temos vindo a assistir a um regresso à normalidade com uma cada vez maior importância do horário pós-laboral e fins-de-semana na organização das compras”, refere Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins investe na Andfjord Salmon

Sonae

Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030