in

Portugueses gastam em média 200 euros num estilo de vida saudável

Os portugueses parecem querer abraçar uma vida mais saudável, o que lhes custa, em média, cerca de 200 euros mensais, repartidos entre mensalidades do ginásio (33 euros), vestuário ou calçado desportivo (146 euros), seguros (81 euros) e produtos saudáveis (114 euros).

Em termos de custos relacionados com a prática de exercício físico, os portugueses dizem despender entre 20 a 40 euros na mensalidade do ginásio, registando-se uma média de 33 euros por mês. Este valor diz respeito às pessoas que treinam no ginásio, mas é importante notar que 44% dos praticantes de exercício físico fazem-no ao ar livre, pelo que não têm este tipo de despesa.

A grande maioria das pessoas que praticam exercício físico considera importante possuir um seguro que proteja uma eventual lesão (80%). Contudo, apenas 51% possui efetivamente um seguro. Se à mensalidade do ginásio se somar este investimento, cujo prémio anual ronda os 80 euros, os custos médios ascendem aos 58 euros mensais. 68% dos praticantes que possuem um seguro são do sexo masculino, de uma faixa etária entre os 25 e os 34 anos (42%). Já entre as mulheres, apenas 32% confirma estar protegida no contexto da atividade física.

O equipamento próprio para fazer exercício, como bicicletas, não é fonte de investimento por parte de 87% dos praticantes de atividade física. A moda, no entanto, é um caso diferente. Em média, os portugueses gastam 146 euros anuais em vestuário e calçado, sendo que 85% afirma gastar até 250 euros, sobretudo elementos do sexo masculino (83%) e pessoas com idades entre 25 e 34 anos (84%).

Quando a tudo isto se acrescenta uma alimentação e o consumo de produtos saudáveis, o valor mensal total sobe para 200 euros de investimento. Os produtos saudáveis acarretam custos de cerca de 114 euros mensais para os praticantes de exercício físico, mas o valor baixa para 98 euros na média geral do estudo.

Semana do Bacalhau atrai portugueses e espanhóis ao concelho de Idanha-a-Nova

Global Wines em destaque no Dão Primores