in , ,

Portugueses continuam a ser românticos

Bombons, flores, perfumes, morangos, espumantes e preservativos são algumas das categorias que mais se destacam no período correspondente ao Dia dos Namorados, segundo as tendências dos últimos anos verificadas pela Nielsen.

Filipa Vale, Client Business Partner na Nielsen, refere que “as tendências de consumo na semana do Dia dos Namorados demonstram que os portugueses continuam a ser românticos nesta data. Tanto nos produtos para oferecer como para consumir existem categorias relacionadas com esta ocasião em elevado destaque.

No que diz respeito aos produtos para oferecer, destacam-se os tradicionais bombons, as flores e os perfumes, sendo o Dia dos Namorados uma das épocas mais importantes do ano nas vendas destas categorias. Analisando a tendência verificada nos últimos anos, a Nielsen conclui que, no Dia Dos Namorados, a venda de bombons duplica face à média das semanas anteriores, alcançando, nesta semana, mais de meio milhão de euros em vendas nos hipers e supermercados em 2016. Apesar da maioria das vendas de bombons se concentrarem na época do Natal e da Páscoa, este período é um importante impulsionador da categoria. “Para além do claro destaque dos bombons nesta altura, os portugueses procuram as embalagens que fazem alusão ao romance, as quais vendem três vezes mais nesta semana do que na média do ano”, refere Filipa Vale.

Também para a categoria das plantas e flores, a semana alusiva ao Dia dos Namorados é uma das três mais importantes do ano. Segundo Filipa Vale, esta época é “largamente superada pelo Dia da Mãe, mas com vendas quase ao nível do período da Páscoa”.

No que se refere aos perfumes, a eau de toilette destaca-se claramente quando comparada com a eau de parfum ou as águas de colónia (com um peso de 74% em 2016 no canal hiper e supermercado). “A semana do Dia dos Namorados é a mais importante nas vendas de eau de toilette, depois da época de Natal. No entanto, no Natal, destaca-se o segmento infantil, ao contrário do Dia dos Namorados, em que a eau de toilette feminina e masculina representa praticamente a totalidade das vendas (92%)”, refere Filipa Vale.

A experiência ocupa um papel importante no consumo, impulsionando a procura de morangos, espumantes e preservativos. Todos os anos, os morangos apresentam especial destaque no Dia dos Namorados. Segundo Filipa Vale, “a tendência dos últimos anos confirma que os morangos são uma categoria especialmente procurada nesta semana, dado o seu peso significativamente superior ao das semanas anteriores e à média anual”.

O mesmo comportamento verifica-se também na procura de preservativos, que atingem, nesta semana, quase 150 mil euros em vendas. Este valor é apenas ligeiramente superado pelos períodos do verão e do fim-de-ano.

Finalmente, no que diz respeito às vendas de espumantes (incluindo o champanhe), estas aumentam 30% face à média dos primeiros dois meses do ano e as suas vendas ultrapassam o meio milhão de euros na semana correspondente ao Dia dos Namorados. Segundo Filipa Vale, “a maior procura de morangos, espumante e preservativos nesta ocasião demonstra claramente que a experiência ocupa um papel importante no consumo.

Mercadona entra na APED

Manteiga Terra Nostra 365 dias de Pastagem apresenta nova comunicação