in

Portugueses andam com menos 74 euros na carteira que os alemães

Em média, os portugueses são os que transportam menos dinheiro na carteira na Zona Euro e dos que mais levantamentos fazem por semana.

Os portugueses transportam em média 29 euros na carteira, o valor mais baixo de toda a Zona Euro, de acordo com um relatório do Banco Central Europeu (BCE). Uma das possíveis explicações pode estar relacionada com a maior acessibilidade de multibancos no país em relação à média europeia. Já os alemães são os que guardam mais dinheiro na carteira, em média, 103 euros. A média da Zona Euro é de 65 euros.  “Os consumidores da Zona Euro transportam em média 65 euros na carteira. Os alemães tinham a maior quantia média (103 euros) nos bolsos, seguidos pelos luxemburgueses (102 euros) e pelos austríacos (89 euros). No outro sentido, os portugueses tinham, em média, o valor mais baixo (29 euros), seguidos pelos franceses (32 euros)”, revela o banco central.

No estudo é referido que “é difícil encontrar uma explicação simples para as diferenças entre o dinheiro que os consumidores da Zona Euro trazem nas suas carteiras. Em alguns países, o valor na carteira aparenta corresponder à proporção do dinheiro no valor de pagamentos, mas noutros não se consegue encontrar essa relação”.

Os portugueses são os que fazem mais levantamentos por semana, ultrapassados apenas pelos irlandeses. São também dos que consideram ser mais acessível levantar dinheiro nas caixas multibanco. Cerca de 65% dos portugueses que participaram no estudo referiram que, se confrontados com a necessidade de levantar dinheiro, é bastante fácil encontrar uma caixa multibanco. Na Zona Euro, essa proporção é de 51% e na Alemanha é de apenas 46%.

Portugal tem da maior rede de caixas multibanco (ATM) por milhão de habitantes. “Existem grandes diferenças no número de ATM por habitante – oscilando entre os cerca de mil ATM por milhão de habitantes em Espanha, Luxemburgo, Áustria e Portugal para os cerca de 400 por milhão de habitantes na Lituânia, Holanda e Finlândia”, revela o estudo.

Os consumidores portugueses são também dos que preferem utilizar cartão para pagar compras. Mais de metade (52%) dos inquiridos revelou preferir utilizar esse meio de pagamento em lojas. A média da Zona Euro é de 43%.

Bruxelas já prepara uma política agrária sem o Reino Unido

Jumbo lança campanha de Natal